Início Cultural São Paulo comemora 456 anos com festa no Vale do Anhangabaú

São Paulo comemora 456 anos com festa no Vale do Anhangabaú

644
0
COMPARTILHAR

No dia 25 de janeiro, a partir do meio-dia, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, preparou uma grande comemoração para os 465 anos da fundação da cidade.

A festa reflete a diversidade cultural de São Paulo, presente nas atrações selecionadas para a programação artística do palco do Vale do Anhangabaú, no Centro, e nos espaços culturais descentralizados. Os shows do aniversário serão gratuitos, reforçando o caráter democrático do evento.

A programação na região central será marcada pela diversidade. Vários gêneros musicais estão contemplados na programação: funk, gospel, samba, rap, pop, MPB, punk e rock. O mestre de cerimônias Thiago Adorno comandará a festa até o encerramento, previsto para meia-noite.

O sucesso da festa “Oscaricato” tinha vários motivos e um dos principais era Thiago Adorno. O ator paulistano comandava uma espécie de programa de auditório no evento

Cada show da programação tem uma história e dialoga com as múltiplas facetas de São Paulo. A ideia é contemplar atividades para toda a família e públicos de todas as idades.

Cantora Wanderléa fará participação no show

Wanderléa participa do show cantando músicas de Roberto Carlos

Quem abre a série de apresentações é o projeto RC na Veia, criado por Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, para homenagear o pai com hits da jovem guarda e outras canções de sua extensa carreira musical. No Anhangabaú, o show, marcado para o meio-dia, recebe, como convidada especial, a cantora Wanderléa.

O grupo de rap gospel Ao Cubo se apresenta às 14h ao lado dos sambistas do Art Popular. A trajetória artística do grupo conta com seis álbuns de estúdio e um ao vivo. Sua música mais conhecidas é “Respire fundo”.

Paulinho da viola convida a filha Beatriz Rabello para participar do show

MPB e o samba também participam da festa com o show de Paulinho da Viola. Ele terá como convidada sua filha Beatriz Rabello, além de Fabiana Cozza e Rodrigo Campos, às 16h. Um dos principais nomes da música brasileira, Paulinho é sempre associado à escola de samba Portela, da qual é autor de vários sambas-enredo.

Neste show, ele interpreta “Coração leviano”, “Dança da solidão”, “Timoneiro” e “Foi um rio que passou em minha vida”. Beatriz lançou seu primeiro disco solo em 2016. Já Fabiana Cozza é um dos principais nomes do gênero no cenário paulistano. Compositor e instrumentista, Rodrigo Campos lançou seu primeiro disco solo, “São Mateus não é um lugar assim tão longe”, em 2009.

Nomes de peso do rock, rap, funk e da música pop nacional 

Filho de Chorão, Alexandre Abrão homenageia o pai em show com a banda Charlie Brown Jr

Às 18h30, acontece a homenagem ao grupo de rock Charlie Brown Jr. A apresentação é liderada por Alexandre Abrão, filho do vocalista da banda, Chorão. Intitulada “Tamo Aí na Atividade apresenta Charlie Brown Jr”, a ideia do show é relembrar grandes sucessos do grupo. Serão vários convidados do rock nacional: Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Di Ferrero, Digão (Raimundos), Supla e Panda (La Raza).

Um encontro entre dois dos principais nomes do rap nacional, Rael e Rashid, ganha um toque especial da música pop de Pabllo Vittar, às 20h30. Conhecidos por trazerem letras contundentes e contestadoras que narram dilemas do cotidiano e rompem paradigmas em suas músicas, os rappers abrem a apresentação com canções dos respectivos repertórios, inclusive colaborações de ambos como “Coisas dessa vida” e “Uma chance”, emendando com sucessos da cantora, entre eles, a música que foi hit das paradas, “Corpo Sensual”.

Ludmilla encerra a noite com funk

O encerramento, a partir das 22h30, fica por conta da cantora Ludmilla, um dos principais nomes do funk nacional. Seus dois álbuns lançados, “Hoje” e “A danada sou eu” receberam indicação ao Grammy Latino em 2017. A carioca de 23 anos voltou às paradas recentemente com “Din din din”.

Nos palcos menores, o som das tribos paulistanas

Grandes festas da cena urbana da cidade precisam enfatizar a diversidade. Por isso, a festa tem três palcos menores onde o público poderá curtir o som das festas que representam todas as tribos paulistanas. Eles funcionam a partir das 14 horas.

Quem curte uma música black e um encontro de gerações não pode deixar de passar pelo palco que recebe DJ Donna, Discopedia convida Seu Osvaldo e Batekoo convida KL Jay. Um segundo palco concentra a música eletrônica. Desta vez, quem dá o tom são as festas Gop Tun, Millos & Trepanado, ODD e Mamba Negra.

Para valorizar o triângulo histórico do Centro da cidade, a Rua XV de novembro recebe o palco Músicos do Futuro. Haverá discotecagem de Leandro Pardí, além de shows de forró com o grupo Caiana, música gospel com Érika Morise, o reggae de Alma Djem e o grupo Inovasamba.

O Centro ainda terá um concerto na Praça das Artes com Diego Carneiro, violoncelista e diretor de orquestra equatoriana de trajetória internacional. Ele interpreta as famosas danças da Suíte, de Bach, e as Bachianas, de Villa-Lobos.

Leia também sobre a cidade: Centro de São Paulo é opção de passeio nas férias

Festa por toda São Paulo

No Centro Cultural da Juventude, na zona norte, Dead Fish se une à Deb Babilônia num show às 18h. Com mais de 27 anos de história, a banda de hardcore convida a vocalista do Deb And The Mentals para uma releitura de alguns dos maiores clássicos do Dead Fish.

No Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na zona leste, a ênfase será nas atrações circenses para crianças. A partir das 18h, acontecerá um show do grupo Sampa Crew.  Formado em 1987 pelo rapper, produtor e compositor J.C. Sampa, ele é conhecido pelo seu rap romântico e por misturar gêneros como rap, samba-canção, pagode romântico e soul.

Na zona leste, às 18 horas tem show do Sampa Crew

Na Casa de Cultura do Butantã, na zona sul, às 15h, acontece o show do Clube do Balanço. A banda traz para esta apresentação seu trabalho autoral. Em 2018, lançou o EP “Maioridade” em comemoração aos 18 anos da carreira do grupo. Dessa vez, o show conta com participação de Janayna Pereira.

Visite nossa página de Eventos

Deixe uma resposta