Início Destinos Mergulho adaptado: turismo acessível em Ilhabela

Mergulho adaptado: turismo acessível em Ilhabela

259
0
COMPARTILHAR

A Mergulhaso, operadora de mergulho em Ilhabela, oferece a cadeirantes e pessoas com deficiências a possibilidade de realizarem um conjunto de atividades subaquáticas.

É possível experimentar mergulhos nas categorias livre (com snorkel) ou autônoma. No segundo caso, é necessário o uso do equipamento completo, também chamado de Scuba (Self-Contained Underwater Breathing Apparatus) ou aparato independente de respiração aquática.

Conhecido por mergulho adaptado, o esporte demanda uma série de modificações nos dispositivos utilizados. É preciso também desenvolver técnicas e logísticas específicas para a formação e qualificação de instrutores especializados. Tudo para garantir as mesmas condições de segurança dos outros atletas.

De acordo com David Diaz, proprietário da Mergulhaso, a sensação de independência e liberdade possibilitadas pela falta de peso subaquática promove a expansão de uma atitude positiva e otimista. Além disso, o esporte estimula a vida social e a autoestima, por meio da superação de limites. Para ele, o trabalho em equipe fortalece os laços humanos, o respeito pela natureza e pelo meio ambiente.

Ele garante que sua prática resulta em inúmeros benefícios para a saúde da pessoa com deficiência. Há ganhos como a diminuição do estresse do dia a dia, já que reduz os espasmos, aumenta a flexibilidade e proporciona o relaxamento do corpo e dos nervos. Os exercícios também promovem a evolução de habilidades psicomotoras e de coordenação. Eles fortalecem, ainda, os músculos e os sistemas respiratório, circulatório e cardiovascular.

“Preparei-me durante muitos anos para entender a especificidade de cada deficiência, com o objetivo atender a esse público. Sei da importância de propiciar a todos uma experiência como essa. E tenho consciência da responsabilidade do instrutor”, completa Diaz, que tem uma larga experiência em mergulhos no México e Colômbia.

Ilhabela é uma das melhores praias para mergulho no Brasil

Com águas transparentes e geralmente calmas, com temperatura média de 22 ºC, o arquipélago de Ilhabela, formado por quatro ilhas, onze ilhotes e uma enorme quantidade de lajes e parcéis, é considerado uma das melhores áreas para mergulho do Brasil.

A visibilidade pode ultrapassar 20 metros de profundidade (chegando a até 52 metros). Tudo em um ambiente com rica fauna marinha, muitas grutas e uma das maiores concentrações de naufrágios do País.

Texto por Patricia de Campos / Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta