Início Cultural Descubra Praga através da arte

Descubra Praga através da arte

137
0
COMPARTILHAR

Novo projeto de guias de Praga, chamado Kurátor, mostra como descobrir os tesouros da cidade de 100 torres através da arte. Em vez de passeios tradicionais e armadilhas caríssimas aos turistas, o novo guia de Praga convida os usuários a descobrir lugares interessantes e menos conhecidos que estão fora das rotas turísticas habituais.

Descubra Praga através da arte

Kurátor procura mostrar a cidade de uma perspectiva diferente para moradores e turistas. Um grupo de três historiadores da arte selecionou as melhores galerias, espaços contemporâneos, pinturas e esculturas, cafés de arte e arte de rua de Praga e falou com pessoas que tinham opiniões sobre eles.

Descubra Praga através da arte
Ján Gajdušek, Valérie Dvořáková e Štěpánka Veselská

Para contar sobre esta nova proposta, a Rádio Praha realizou entrevista uma das autoras do novo Guia de Arte de Praga, Valérie Dvořáková, que conta como nasceu a ideia do guia.

“Há cerca de dois ou três anos, o colecionador de arte Oldřich Uttendorfský começou a se perguntar por que Praga não tinha algo como um guia Michelin, mas dedicado às galerias. Retornamos à ideia e decidimos montar o guia. No início pensamos que realmente seria algo como um guia Michelin, ou seja, uma lista de galerias. Mas fomos acrescentando cada vez mais capítulos e acabamos tendo não só galerias e instituições públicas, mas também entrevistas e arte em espaços públicos.”

Valérie Dvořáková disse que foi ela e a sua equipe quem escolheu as galerias de arte, os artistas e até as pessoas para entrevistar. Ressaltando que seu ponto de vista era subjetivo e que havia outras opiniões, artistas e galerias envolvidas, ela também falou sobre o tipo de arte que o guia contém.

“Apresentamos basicamente todos os tipos de arte. Existem instituições públicas, grandes e pequenas galerias privadas e públicas, mas também há um capítulo dedicado à arquitetura, arte em espaços públicos, arte urbana e arte no metrô”, explica Valérie Dvořáková.

“Então a gente tenta mostrar Praga em toda a sua diversidade e beleza. Em Praga temos uma maravilhosa arte medieval, única até no contexto europeu. Ao mesmo tempo, temos pintores e jovens artistas fantásticos, por isso queríamos mostrar em toda forma de arte que pode ser encontrada em Praga”, completa.

Descubra Praga através da arte

Junto com ela estavam mais duas pessoas que tomaram parte nas decisões do guia. Eles também receberam a opinião profissional de galeristas, artistas e colecionadores ao longo do processo e posteriormente incluíram seus pontos de vista no livro.

Kurátor reúne opiniões de diferentes pessoas envolvidas com o meio artístico, portanto não há um fator comum entre a escolha das obras e das exposições presentes no guia.

Devido à falta de espaço e aos planos iniciais que eles tinham para ela, Dvořáková disse que teve que omitir muitos lugares interessantes.

“Queríamos ter um livro que você pudesse carregar no bolso ou na bolsa, então tínhamos que ficar com a versão menor. Começamos com algo que deveria ser apenas um folheto, mas foi ficando cada vez maior. No início, queríamos ter um capítulo com ideias do que poderia ser feito em dias de chuva ou às segundas-feiras, quando as galerias estão fechadas em Praga. Mas resultou em tantas páginas que tivemos que deixar para outro livro. ”

Clique aqui para continuar a conhecer esta nova proposta de tour.

Leia também Viajando pela República Tcheca através dos livros

Deixe uma resposta