Início Arte e Cultura por Adriana Sorgenicht Teixeira Turismo com Música: nova plataforma de incentivo às artes

Turismo com Música: nova plataforma de incentivo às artes

312
0
COMPARTILHAR

Com a intenção de conferir maior transparência à contratação de artistas e bandas por gestores públicos de estados e municípios, o Ministério do Turismo (MTur) abriu no mês passado processo de cadastro para profissionais músicos poderem ser custeados pela pasta, por meio da plataforma Turismo com Música.

Artistas como Luan Santana, Fafá de Belém e Bruno e Marrone são alguns dos aprovados para contratação e que possuem informações disponíveis no site.

ARTUR Oficial

MTur abre cadastro para apoiar artistas e bandas musicais

Para se cadastrar, os artistas/bandas precisam de documentos que identifiquem o seu representante legal. São eles: cópia do CNPJ/MF (se pessoa jurídica), CPF e RG (se pessoa física), discografia do artista/banda, comprovação da consagração do artista pela crítica especializada ou opinião pública e um mínimo de quatro notas fiscais que registrem os cachês recebidos, sendo, no mínimo, duas provenientes de entidades públicas e duas de entidades privadas. O cadastro na plataforma Turismo com Música possui validade de um ano.

Turismo com Música: nova plataforma de incentivo às artes

O valor máximo a ser pago pela plataforma Turismo com Música é de R$ 200 mil por artista ou banda musical e os proponentes poderão complementar a quantia. Além de cachês musicais, os recursos podem ser destinados à divulgação do evento (rádio, TV, jornal e revista). A locação de parte da infraestrutura do evento como palcos, geradores, tendas e banheiros químicos também podem ser custeada pela verba. O limite para divulgação é de 20% do total do repasse, e para infraestrutura, 30%.

A verba é restrita a eventos gratuitos, comprovadamente tradicionais e de notório conhecimento popular que sejam realizados por entes públicos. Durante a fase de análise, para obter apoio, estados e municípios precisam apresentar proposta de preço, juntamente com notas fiscais dos últimos shows realizados com dinheiro público ou privado. (Fonte: MTur)

Agenda de ARTUR

MIS apresenta Musicais no Cinema

O MIS – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – segue com uma exposição imperdível: Musicais no Cinema, até 16 de fevereiro (Avenida Europa, 158 – Jardim Europa)

Concebida pelo Musée de la Musique – Philharmonie de Paris, a mostra traça um panorama sobre o universo do gênero musical no cinema nacional e internacional, desde os primórdios do cinema musicado até obras recentes. Entre os destaques estão o premiado La La Land (2016) e Rocketman (2019), cinebiografia de Elton John.

A partir de fotografias, vídeos, cartazes, documentos de produção, figurinos e depoimentos, a exposição reúne filmes musicais de diferentes partes do mundo.

A exposição destaca marcos para o gênero, como Cantando na chuva (1952), Amor, sublime amor (1961) e Dançando no escuro (2000). E Musicais no Cinema com figuras importantes do gênero como Fred Astaire, Jacques Demy, Julie Andrews e John Travolta.

A curadoria do Musée de la Musique é do pesquisador N. T. Binh, enquanto Duda Leite assina a curadoria brasileira. O jornalista e cineasta foi responsável pela adaptação para o MIS, acrescentando espaços e conteúdos inéditos baseados na cultura brasileira, como Esse mundo é um pandeiro, dedicado às chanchadas – subgênero bastante característico da produção audiovisual do Brasil, e uma área que homenageia a atriz e cantora Carmen Miranda.

Mais de 200 filmes de diferentes partes do mundo estão contemplados na exposição que conta com acervo da Philharmonie de Paris, da Cinemateca Francesa, da Margaret Herrick Library – Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, do Acervo Marc Wanamaker | Bison Archives (EUA), itens originais do acervo do MIS e de coleções parceiras como Cinemateca Brasileira, FAAP, Museu Carmen Miranda, do Rio de Janeiro, entre outras. Há também filmes de acervos particulares como do diretor Roberto Farias (1932-2018). Ele foi responsável pela direção dos musicais estrelados pelo cantor Roberto Carlos.

Fronteira das Artes (Nacional – Olhar Interior)

TOCA expõe instrumentos customizados

Até o Carnaval, na Feira do Livro de Águas de São Pedro (SP), o artista Adriano Cortiglio, da TOCA Custom Made, de Limeira (SP) estará expondo e vendendo seus trabalhos de customização de instrumentos musicais. É uma boa pedida conhecer seu magnífico trabalho, que ficará aberto à visitação até o final do mês.

Turismo com Música: nova plataforma de incentivo às artes

A Feira do Livro de ASP (Shopping Villa Rodrigues) é um espaço cultural permanente no município. Ela pode ser visitada de quinta a domingo e feriados, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Leia também da mesma autora Queen: os dois lados da moeda

 

 

Deixe uma resposta