Início Especial Covid-19 Hotel em Trancoso distribui refeições para vulneráveis

Hotel em Trancoso distribui refeições para vulneráveis

269
0
COMPARTILHAR

Em resposta à pandemia em curso, o Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso, fechou temporariamente para hóspedes, porém vem mantendo ações de suporte nutricional, distribuindo refeições, para vulneráveis da comunidade.

Sob supervisão da Chef Ju Pedrosa e do nutrólogo Dr. Jullian Hamamoto, o restaurante do Uxua vem distribuindo refeições para idosos em isolamento e crianças locais sem acesso aos refeitórios das escolas. O hotel está mantendo mais de 80% dos funcionários em suas casas em respeito às recomendações de distanciamento social.

“O bem estar do planeta foi um valor central na criação do Uxua” diz o fundador do hotel, Wilbert Das. “Temos o privilégio de contar com um excelente médico em nossa equipe nos ajudando diariamente a planejar maneiras de garantir que a pequena equipe ainda trabalhando possa fazê-lo em segurança enquanto dedicam-se a ajudar sua comunidade. O Dr. Jullian acredita que um time enxuto na cozinha com um bom planejamento de segurança pode fazer muito para ajudar na potencial crise nutricional em Trancoso”, completou.

Co-fundador do Uxua, Bob Shevlin diz que “a nutrição da comunidade sempre foi um de nossos focos. Coordenamos o Organic Festival Trancoso que oferece informação e opções gastronômicas para a comunidade, apoiamos a criação de hortas comunitárias e em 2018 providenciamos 5 voluntários para a ONG Observatório Social, que monitora a oferta de refeições saudáveis e constantes nas escolas municipais de Trancoso”, afirmou.

Hotel em Trancoso distribui refeições para vulneráveis

Segundo ele, o coronavírus é conhecido por ser de alto risco para idosos e pessoas com condições frágeis de saúde mas em Trancoso também é uma ameaça de desnutrição para muitas famílias, com a completa interrupção do turismo em uma economia fortemente dependente dele.

“Não podemos assistir a tudo isso com apatia, precisamos ser parte da solução em meio a crise”, completou Shevlin.

Além de oferecer marmitas para a comunidade em colaboração com a ONG local Associação Despertar Trancoso, o Uxua conta com um nutrólogo e Diretor de Medicina do hotel, Dr. Jullian Hamamoto, que estará a disposição total dos hospitais locais.

“Quando eu comecei a cuidar em tempo integral do Uxua Vida Lab – um laboratório de pesquisa nutricional conectado ao Uxua Vida Spa – Wilbert e Bob me pediram para dedicar um dia por semana para atendimento no hospital público local, para que eu pudesse permanecer conectado à comunidade como dita a cultura do Uxua. Tenho a sorte de poder me voluntariar em tempo integral nesse momento de crise”, disse Hamamoto.

Para servir também os clientes locais do restaurante do Uxua que estão seguindo as regras de distanciamento social em suas casas, a Chef Ju Pedrosa está preparando um menu limitado e diferente a cada dia, disponível para delivery com preços reduzidos.

“O Dr. Jullian enfatizou para toda a equipe que o objetivo principal de todos em Trancoso no momento é o distanciamento social. Essa é a prioridade número um. Nos planejamos para trabalhar com um time bem reduzido. Estamos tomando todas as precauções sanitárias pois acreditamos que boas refeições entregues em casa podem ser muito úteis e ajudar no processo de distanciamento. É um serviço normal em grandes cidades mas ainda novo para nossa vila”, afirmou a Chef.

A entrega de refeições gratuitas para alguns idosos em particular diminui os riscos de contágio. “Especialistas na Itália acreditam que as altas taxas de contágio e mortes entre os idosos estão infelizmente conectadas a uma cultura bonita da sociedade italiana, que é a proximidade de diversas gerações de uma mesma família. Idosos em contato frequente com parentes mais jovens, comendo e passando tempo juntos, têm um risco muito maior de exposição ao vírus”, explicou Dr. Jullian.

“Entrega de comida gratuita e pronta para consumo facilita que idosos de Trancoso permaneçam isolados em segurança nas próximas semanas. Ninguém quer estar sozinho mas no momento atual o distanciamento social é a melhor opção, principalmente para pessoas vulneráveis”, finalizou.

Leia também Saiba mais sobre o coronaviírus

Deixe uma resposta