Início Destaque Saiba mais sobre o coronavírus

Saiba mais sobre o coronavírus

588
0
COMPARTILHAR

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença também chamada de coronavírus (Covid-19).

Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

O vírus tem formato de coroa por isso o nome coronavírus

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a contraírem o tipo mais comum do vírus: o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Para prevenir o contágio pelo vírus

  • Lave as mãos com água e sabão.
  • Use álcool em gel.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Número de casos até 11 de março

Mundo: 118.326 casos confirmados e 4.292 mortes

China: 80.955 caso confirmados e 3.162 mortes

Outros países: 37.371 casos confirmados em outros 113 paises e territórios fora da República Popular da China que resultaram em 1.130 mortes.

Mais informações: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports/

Números no Brasil

O Brasil confirmou 52 casos de Covid-19, sendo 6 por transmissão local e 28 casos importados. Atualmente, são monitorados 907 casos suspeitos e outros 935 já foram descartados.

Os casos confirmados no Brasil estão divididos em oito estados: Alagoas (1), Bahia (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1), Rio de Janeiro (13), São Paulo (30), Rio Grande do Sul (2) e Distrito Federal (2).

Principais dúvidas sobre o vírus

Qual o período de incubação do Covid-19?

O período de incubação é o tempo entre ser infectado pelo vírus e o início dos sintomas da doença. As estimativas atuais do período de incubação variam de 1 a 14 dias, mais frequentemente ao redor de cinco dias. Essas estimativas estão sendo atualizados à medida que mais dados se tornam disponíveis.

Posso pegar o Covid-19 do meu animal de estimação?

Não. Não há evidências de que animais que fazem companhia ou animais de estimação, como gatos e cães, tenham sido infectados ou possam espalhar o vírus que causa o Covid-19.

Quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies?

Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa o Covid-19 sobrevive em superfícies, mas ele parece se comportar como outros coronavírus.

Uma série de estudos aponta que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus Covid-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar conforme diferentes condições (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente).

Leia também Governo orienta consumidor sobre coronavírus

Deixe uma resposta