Início Internacionais Uruguai recebe 2.5 milhões de turistas até setembro

Uruguai recebe 2.5 milhões de turistas até setembro

688
0
COMPARTILHAR

O Uruguai recebeu 2,5 milhões de turistas de janeiro a setembro e alcançou US $ 1,4 bilhão em receita, apesar da crise econômica na Argentina – principal mercado emissor de turistas do país.

Segundo o Vice-Ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff: “O último trimestre teve a sua curva de declínio amortecida, entre 3% e 4 %. Isso aconteceu por conta dos mais de meio milhão de brasileiros que nos visitarão até o final o ano, os uruguaios que moram fora do país e visitantes de outras nacionalidades”.

Montevidéu

No período de janeiro a setembro, foi superado o número de 2,5 milhões de visitantes. “Alcançamos US$ 1,4 bilhão em receita. Esse fato, com nosso principal mercado, a Argentina, em condições tão complexas, é um bom sinal”, afirmou Liberoff, em uma conferência de imprensa.

“Em setembro, melhoramos os números em relação ao mesmo mês do ano passado”, acrescentou. “O segundo turno no final de novembro, bem como as eleições nacionais que ocorreram em outubro, serão incluídas como fator de mobilização para os uruguaios que vivem no exterior votarem”, afirmou.

Levantamento foi feito de janeiro a setembro e mostrou que o fluxo de visitantes está melhor distribuído

A chegada dos visitantes brasileiros não se concentra mais entre o final de dezembro e o início de janeiro. Como mostrou a pesquisa, esse fluxo está distribuído. “Agora, toda vez que tem fim de semana prolongado no país, percebemos o crescimento e isso nos ajuda a pensar que (em dezembro) excederemos meio milhão de pessoas “, explicou.

A essa previsão estão inclusos os 110.000 brasileiros que chegarão em média a bordo de navios de cruzeiros. Além dos 250.000 turistas que cruzam as fronteiras terrestres por razões de compras em lojas duty-free (free-shop).

No total de visitantes brasileiros, o Rio Grande do Sul contribui com 50% dos visitantes. São Paulo vem em seguida com 30% e os 20% restantes são provenientes do Rio de Janeiro e Nordeste.

Mais conexões

Punta del Este

Outro aspecto que baseia as expectativas da autoridade é que, no verão, a conectividade aérea com esse país se beneficiará de voos diretos das cidades de Campinas e Porto Alegre para Punta del Este. Algumas empresas que voam regularmente de São Paulo para Montevidéu, expandirão suas frequências para o balneário uruguaio.

Para a temporada de 2019-2020 de cruzeiros, que acaba de começar, são aguardadas 202 ligações entre Montevidéu e Punta del Este. Foram 180 do ano anterior. É esperada também a consolidação do porto da capital como terminal de embarque e desembarque das empresas da Costa Cruzeiros e da MSC.

Leia também Uruguai lança guia de turismo para família

 

Deixe uma resposta