Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Turismo de espeleologia ganha espaço no Brasil

Turismo de espeleologia ganha espaço no Brasil

385
0
COMPARTILHAR

Um dos muitos braços do ecoturismo, o turismo de espeleologia – estudo da formação e constituição de grutas e cavernas naturais – nos dá, além da possibilidade de reconexão com o mundo natural, conhecimento e a consciência da importância da nossa relação com o planeta.

No mundo, existem oitocentas cavernas que são visitadas anualmente por trinta milhões de pessoas. Um número bastante significativo. Os amantes do turismo de espeleologia buscam novidades e atravessam continentes para conhecer novas grutas e cavernas.

O Brasil tem três mil e duzentas cavernas catalogadas, embora somente cem estejam abertas aos turistas. As mais visitadas do país estão na região do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, localizado no sul do Estado de São Paulo.

Mas, desse número total, dez por cento delas estão na Bahia e a Eco Valley é a operadora certificada para mostrar essas belezas raras ao mundo. Baseada na região de Barreiras, a empresa oferece passeios e expedições inesquecíveis para São Desidério. São cavernas, grutas, abismos, sumidouros, surgências e ressurgências dignas de cartões-postais.

É um mundo subterrâneo com rios, vida própria e resquícios de civilizações passadas com inscrições rupestres, presentes na área do sítio arqueológico.

A grandeza do que está abaixo da terra tem despertado a curiosidade de mais turistas a cada dia, mexendo com a imaginação e a emoção, pois é impossível não se deslumbrar ao entrar na Gruta da Sopradeira ou andar entre o labirinto de cones da Gruta Bacupari, ou ainda sentir uma sensação de paz ao entrar nas águas da Gruta do Catão, com cerca de cinquenta metros de largura por sete de altura, com somente duzentos metros de extensão totalmente iluminada pela luz natural.

Na região de São Desidério, há também passeios encantadores sobre a terra. Entre eles, o Caminhos da Beleza, com o paredão de pedra do Santo e da Palmeira e o alambique do Sr. João, onde é possível degustar a verdadeira cachaça caipira e ainda poder conhecer a vida simples de quem vive nos povoados do sertão baiano.

Eco Valley Bahia é especializada em turismo de espeleologia

Com sede na cidade de Luís Eduardo Magalhães, a Eco Valley Bahia é pioneira em ecoturismo no oeste baiano. Suas expedições têm foco na segurança e sustentabilidade, e oferecem experiências de turismo de natureza e aventura em destinos também no Norte e em outros estados do Nordeste.

Além disso, a operadora conta com frota própria e uma equipe de guias experientes para a realização de roteiros diferenciados, incluindo atividades como observação de aves e atividades como rapel e rafting.

Leia também São Desidério é nova opção para turismo de aventura

Deixe uma resposta