Início Cultural Portugal lança campanha sobre roteiros de vinhos

Portugal lança campanha sobre roteiros de vinhos

1226
0
COMPARTILHAR

“Wine pairs with Portugal” é o lema da nova campanha de promoção dos roteiros de vinhos de Portugal. Ela será lançará nos mercados do Reino Unido, Espanha, França, EUA, Brasil, Alemanha e Canadá. Com um investimento de 500 mil euros, a campanha é exclusiva aos meios digitais e prolonga-se até ao final de 2020.

Esta é uma das iniciativas que integra o Plano de Ação para o Enoturismo. O objetivo é posicionar Portugal como destino de referência mundial neste segmento.

Portugal lança campanha sobre roteiros de vinhos

Para a ação, foram criados seis filmes, um genérico e cinco específicos. Eles convidam, através da promoção de ‘pairings’ entre os roteiros de vinhos e alguns dos ativos turísticos estratégicos do país, a uma experiência enoturística em Portugal.

Identificado como um dos ativos qualificadores do destino na Estratégia Turismo 2027, o Enoturismo é, pelas suas características e valências, um segmento com capacidade de atração e retenção de turistas geradores de maior valor para territórios de menor densidade e ao longo de todo o ano.

Este Programa de Ação e a campanha, agora lançada, pretendem valorizar o destino Portugal. A ideia é mostrar a lógica de cruzamento entre setores, contribuindo para a coesão e sustentabilidade da atividade turística. O objetivo é posicionar o país como destino de enoturismo de referência mundial.

Desde que o programa foi lançado, em março de 2019, foram já aprovados mais de 60 milhões de euros de investimento. Foram contemplados 38 projetos de desenvolvimento da oferta, em diferentes vertentes como hotéis temáticos, rotas, enotecas, museus, eventos, adegas, quintas e solares, maioritariamente localizados nas regiões Porto e Norte, Centro e Alentejo.

Portugal lança campanha sobre roteiros de vinhos

Outras ações incluem o desenvolvimento de Planos de Promoção regionais e o lançamento da plataforma digital “Portuguese Wine Tourism” – um hub de informação e promoção internacional do destino específico para este segmento.

Destaque ainda para o plano de formação Enotur, dirigido a profissionais do setor do turismo e do setor vitivinícola, dotando-os de competências globais de organização, planeamento, gestão e execução de projetos para potencializar a experiência do visitante, bem como da utilização dos recursos turísticos da região na concepção da oferta dos roteiros dos vinhos.

No âmbito da promoção deste segmento, merece ainda destaque a realização da 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo. Ela irá realizar-se em Reguengos de Monsaraz, em outubro de 2020. O evento é organizado pela OMT – Organização Mundial do Turismo e que conta com o apoio do Turismo de Portugal.

Leia também Dicas sobre o melhor de Évora, em Portugal