Início Cultural Roteiros curtos pelo centro de Portugal

Roteiros curtos pelo centro de Portugal

633
0
COMPARTILHAR

Nos últimos anos, algumas cidades portuguesas despontaram no cenário turístico e se tornaram destinos muito cobiçado pelos viajantes. A capital Lisboa e outros pequenos lugares no centro de Portugal possuem beleza característica com seus bondinhos elétricos, calçadas de paralelepípedos e construções centenárias. São cidades repletas de restaurantes modernos, bares badalados, galerias de arte contemporânea e outras atrações.

Moliceiros – Aveiro – Centro de Portugal

Porto é a segunda maior cidade do país, está situada à margem do rio Douro. A cidade apresenta cenários naturais e estruturas imponentes como a ponte de D. Maria Pia. Mas Lisboa e Porto são apenas dois dos vários destinos incríveis existentes no centro de Portugal.

Quem as visita pode aproveitar para conhecer outros lugares encantadores próximos a elas. São roteiros curtos, mas apaixonantes. A melhor forma para fazer isso é alugando um carro, uma vez que as estradas são ótimas e o carro dá mais liberdade para escolher quanto tempo ficar em cada lugar.

Partindo de Lisboa, o centro de Portugal tem muitas opções: Óbidos, Fátima e Tomar

Em cerca de uma hora percorre-se o trajeto que liga Lisboa a Óbidos, que tem 84 quilômetros. Protegida por enormes muralhas, esta charmosa vila fica em uma colina e tem um visual inesquecível, composto por ruas de pedra, pequenas casas brancas e um grandioso castelo.

Vale a pena passar uma noite em Óbidos. Assistir o entardecer de cima das muralhas e passear pelas ruas tranquilas à noite são experiências inesquecíveis.

Partindo de Óbidos, em menos de uma hora, ainda no centro de Portugal, chega-se em Fátima. É um dos principais destinos religiosos do mundo. A história da cidade conta que a Virgem Maria apareceu diversas vezes para três crianças em 1917, levando mensagens de esperança e fé.

Os eventos levaram à construção de igrejas e santuários em homenagem à santa. Independente da religião do turista, Fátima é uma cidade bonita e tem uma energia única.

Igreja de Tomar – Centro de Portugal

O próximo destino do roteiro é Tomar, a apenas 39 quilômetros de Fátima. A cidade impressiona pela história. Ela é um dos lugares mais importantes da história dos Cavaleiros Templários em todo o mundo.

No Convento de Cristo, uma construção grandiosa que mistura diversos estilos artísticos como romântico, gótico e manuelino, há um templo que foi construído para ser o oratório privativo dos Cavaleiros da Ordem.

Também na cidade, a Igreja de Santa Maria do Olival foi sede da Ordem em Portugal. E o parque Mata dos Sete Montes era onde se realizavam os rituais de iniciação.

Para voltar a Lisboa, são apenas 137 quilômetros, totalizando 350 quilômetros totais na viagem. Quem tem mais tempo disponível e quer esticar o roteiro, pode visitar Alcobaça, Batalha e Leiria antes de ir a Fátima.

Coimbra – Centro de Portugal – Foto de Victor Carvalho

Próximo de Porto: Aveiro, Coimbra e Viseu

Para quem está em Porto, há outras cidades para conhecer. A primeira é Aveiro, a apenas 79 quilômetros de distância. Conhecida como a “Veneza Portuguesa”, Aveiro é cortada por um conjunto de canais, onde circulam os moliceiros, barcos típicos e coloridos.

O melhor horário para fazer um passeio de moliceiro é o final da tarde, que pinta toda a cidade de alaranjado. Outras atrações da cidade são as construções características da Art Nouveau e as casas com fachadas decoradas pelos tradicionais azulejos portugueses.

De lá, são apenas 61 quilômetros até Coimbra, uma das mais importantes cidades universitárias de Portugal. Lar de uma das universidades mais antigas do mundo (Foto de capa), o destino tem um centro histórico extremamente preservado, além de belíssimos parques. É um lugar onde passeios a pé são altamente indicados, já que cada rua reserva uma surpresa diferente.

Adro da Sé – Viseu – Foto de Victor Carvalho

Por fim, após 92 quilômetros, chega-se a Viseu, uma cidade antiga, com várias construções medievais, mas que tem uma atmosfera jovem devido aos universitários que ali vivem. Com bons restaurantes e bares animados, é o lugar ideal para provar os aclamados vinhos da região do Dão.

De Viseu a Porto são apenas 127 quilômetros, somando 359 quilômetros em todo o roteiro. Os viajantes que buscarem um roteiro mais longo podem conhecer também Ílhavo e Figueira da Foz após saírem de Aveiro.

Centro de Portugal possui diversos patrimônios históricos tombados pela UNESCO

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber.

Tomar – Centro de Portugal

O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.

Leia também Vilas do Alentejo contam a história de Portugal

 

Deixe uma resposta