Início Cultural Vilas do Alentejo contam a história de Portugal

Vilas do Alentejo contam a história de Portugal

3452
0
COMPARTILHAR

Viajando pelo Alentejo, os turistas entendem porque ele é conhecido como a região mais autêntica de Portugal. Espalhados por seu território estão inúmeros vilarejos encantadores, que apaixonam os visitantes com suas ruazinhas de pedra, castelos medievais e vistas avassaladoras.

O Alentejo conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

Mértola

Esta vila foi muito importante durante o Império Romano e, depois, uma grande cidade muçulmana. Sua herança islâmica é uma das mais bem preservadas de Portugal, e por lá é possível encontrar até uma antiga mesquita onde hoje funciona uma igreja. O resultado é um destino heterogêneo, com edifícios e vestígios que contam uma história vasta e muito antiga. Para completar, Mértola fica em meio a um parque natural e tem uma vista deslumbrante para o rio Guadiana.

Marvão


Este vilarejo também está na Serra de São Mamede, a 12 quilômetros de Castelo de Vide. Rodeado por muralhas de pedra, tem uma arquitetura fascinante, com muito granito, varandas de ferro forjado e janelas manuelinas. A vista para os campos é um dos atrativos do local.

Arraiolos

Com um peculiar castelo circular, Arraiolos é famosa por tapeçarias, um dos artesanatos mais fascinantes de Portugal. Além do colorido de seus tapetes, que decoram as frentes das lojas locais, a vila tem construções incríveis, como a Igreja da Misericórdia e a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, decoradas com belíssimos azulejos.

Monsaraz

Próxima da fronteira de Portugal com a Espanha, Monsaraz é simplesmente apaixonante. Suas ruas de pedra e casinhas charmosas parecem combinar perfeitamente com os arredores. O castelo, que fica no topo da colina, garante um visual impressionante do lago Alqueva, que fica ainda mais bonito ao pôr do sol.

Castelo de Vide


No topo de uma colina em plena Serra de São Mamede está Castelo de Vide, que parece saída de um conto de fadas. Ruazinhas de paralelepípedo são ladeadas por casinhas brancas e, como se não bastasse, tudo fica repleto de flores. Neste vilarejo, a herança judaica é destaque, e uma antiga sinagoga se tornou um museu.

Leia também: Alentejo tem quatro museus de arte para visitar

 

Deixe uma resposta