Início Destinos Ministro do Turismo de Barbados explica estratégia da sua gestão

Ministro do Turismo de Barbados explica estratégia da sua gestão

247
0
COMPARTILHAR

Ian Gooding-Edghill, ministro do Turismo e Transportes Internacionais de Barbados, fala sobre o calendário de eventos anual em Barbados e das estratégias da sua gestão para levar mais turistas ao destino, das obras de infraestruturas que o país realiza e das parcerias com as companhias aéreas.

Carlisme Beach

Barbados é um país insular na América Central, terra dos índios aruaques exterminados pelos indígenas caribes. Foi descoberta em 1492 por espanhóis, mas há quem diga que os portugueses chegaram primeiro. Na verdade, é incerto sobre qual nação europeia chegou primeiro a ilha, mas o fato é que em 1627 virou colônia inglesa. Em 1966, Barbados tonou-se independente, embora permanecesse como membro da Commonwealth.

Os barbadianos tiveram a rainha Elizabeth II como chefe de Estado até o país virar república em 2021, quando Sandra Mason se tornou presidente, a cantora Rihanna heroína nacional e Mia Mottley seguiu como a primeira-ministra, cargo que ocupa desde 2018.

Em outubro passado, Ian Gooding-Edghill, que antes atuava como ministro da Saúde e Bem-estar, substituiu a senadora Lisa Cummins no Ministério do Turismo e Transportes de Barbados. Gooding-Edghill tem uma vida inteira dedicada à indústria do turismo, ele também atuou como diretor de Recursos Humanos do ElegantHotelsGroup.

A atividade econômica de Barbados é o turismo. O país é rico em beleza natural, tem sol o ano inteiro, mar turquesa, temperatura média do mar em 27°C, excelentes hotéis e resorts, tem fama internacional de ser a melhor gastronomia do Caribe e possui a destilaria de rum mais antiga do mundo, a Mount Gay, atuando interruptamente desde 1703.

Ministro do Turismo de Barbados explica estratégia da sua gestão
Bridgetown

O país insular mantém um calendário fixo de eventos, entre eles o carnaval que ocorre em agosto, conhecido como Crop Over. O festival teve início em 1780, época em que Barbados era o maior produtor mundial de açúcar. No final da colheita havia as comemorações, o então carnaval de Barbados. Confira a entrevista abaixo: 

Marco Zero: O senhor assumiu neste ano o cargo de ministro do Turismo e Transportes Internacionais de Barbados, quais serão suas prioridades?

Ian Gooding-Edghill: Posso lhe dizer que estou muito animado. Temos uma série de planos que pretendemos executar para impulsionar o transporte aéreo para fora da América Latina através do Panamá. E através do Brasil e de outros pontos da América Latina por meio de uma conexão com a Copa Airlines no Panamá. Além de impulsionar os negócios a partir da América Latina.

Marco Zero: Barbados tem por tradição um calendário de eventos que movimenta o turismo, quais as principais atrações que os turistas deverão ser programar para participar?

Ian Gooding-Edghill: Sim, é verdade, temos uma série de festivais. Temos o festival de verão conhecido como CropOver. No caso dos brasileiros, eles podem vir para um segundo Carnaval em Barbados. Basicamente, é uma mostra da nossa cultura e do que temos a oferecer, além de ser uma oportunidade para as pessoas se fantasiarem, curtirem as festas e participarem de orações e missas.

Temos vários Calypsonians, com a música tradicional Calypso, sendo também uma boa oportunidade para participar das festas. Assim, damos as boas-vindas aos visitantes da América Latina para que venham a Barbados e realmente experimentem o que temos em todas as estações.

Ministro do Turismo de Barbados explica estratégia da sua gestão
Carlisme Beach

Marco Zero: O Barbados Food and Rum Festival segue sendo um dos eventos que mais atrai turistas a ilha?

Ian Gooding-Edghill: Sim, o Food and Rum Festival acontece de 12 a 22 de outubro. Isso, por si só, é uma vitrine maravilhosa para nós, pois Barbados é conhecido como o berço da gastronomia caribenha, portanto temos uma série de coquetéis à base de café com rum para que todos possam repor as energias. Além disso, somos conhecidos como a capital da culinária no Caribe, onde há mais de 400 opções, desde comida de rua até restaurantes de luxo de alto nível. Temos restaurantes em ambas as costas do país. Portanto, isso é algo bastante atrativo.

Tudo começa com a comemoração inicial, quando realizamos uma série de eventos exclusivos como o Voice (rádio local) e fazer comida, o que chamamos de LiquidFest, que é o fechamento da cortina para nós. Fizemos isso no ano passado e a expectativa é que seja ainda melhor neste ano.

Eu encorajo as pessoas do mercado latino a visitarem Barbados e virem experimentar e conhecer várias coisas que temos a oferecer.

Marco Zero: Como o senhor pretende atrair mais eventos corporativos para o país?

Ian Gooding-Edghill: Estamos buscando capacidade adicional de transporte aéreo para fora da América Latina. Obviamente, não podemos dar maiores detalhes neste momento porque estamos em negociações com as companhias aéreas, mas isso parece muito promissor para nós. Como eu disse antes, o Panamá tem um trabalho extraordinário neste sentido e foi um fator de crescimento muito forte para Barbados.

Teremos uma propriedade sendo construída com 400 quartos a ser inaugurada na costa sudeste de Barbados. Será um hotel Wyndham. Isso, por si só, já incluiria não apenas os luxos usuais em termos de spa, restaurante e excelentes instalações de acomodação, mas também terá um centro de treinamento para os funcionários.

O hotel também contará com um centro de convenções, além de aumentar o número de salas de reuniões, o que nos permitirá atrair ainda mais turistas corporativos para Barbados.

O aumentodo número de quartos será um incentivo às companhias aéreas a planejarem a vinda de turistas de países como os Estados Unidos e o Reino Unido e assim teremos mais chegadas e os hotéis terão mais hóspedes. Outras novas construções estão chegando nos próximos dois ou três anos.

Além disso, devo acrescentar que os cruzeiros têm sido muito bons para nós. Esperamos que no próximo verão sejam ainda melhores. Temos uma série de novos navios que farão escala em Barbados e vamos continuar buscando parcerias com as empresas de cruzeiros.

Ministro do Turismo de Barbados explica estratégia da sua gestão
Pebble Beach

Marco Zero: A indústria de destilados é muito forte em Barbados, mas quase não vemos os produtos barbadianos no Brasil, sendo que o turismo de etílicos e vinhos atrai muitos brasileiros. Como Barbados pretende investir na exportação de destilados dentro do Brasil?

Ian Gooding-Edghill: Temos o Barbados Desenvolvimento e Cooperação Industrial e eles trabalham na exportação para essa região. Temos uma série de runs produzidos localmente na ilha que são exportados. Recentemente, a agência fez uma série de promoções no Panamá. Já estiveram no Brasil e no México, quando levamos nossos mixologistas mais premiados no mundo, escolhemos os melhores bares e restaurantes e promovemos o nosso rum. Promovemos nossas bebidas ao que visitam ao nosso país também.

Podemos realizar relações comerciais com o Brasil de forma tão boa como fizemos no Panamá. Vale acrescentar que o Brasil mantém relações diplomáticas desde 1971 com Barbados. Portanto, isso mostra a longevidade do relacionamento e que sempre trabalhamos e cooperamos bem juntos.

Calendário de eventos de Barbados:

30 de julho: Soca on Hill

7 a 14 de agosto: Crop Over

7 de agosto: Grand Kadooment

2 de setembro: Barbados Ninja Throwdown

12 a 15 de outubro: Barbados Jazz Excusionand Golf Tournament

12 a 22 de outubro: Barbados Food and Rum Festival

8 a 12 de novembro: Barbados Open Water Festival

Texto e fotos de Mary de Aquino
Leia da mesma autora Festival de Salsa cubano lotou Memorial da América Latina