Início Arte e Cultura por Adriana Sorgenicht Teixeira Kyoto sediará 4.ª Conferência Mundial da OMT/Unesco

Kyoto sediará 4.ª Conferência Mundial da OMT/Unesco

310
0
COMPARTILHAR

Kyoto, ou Quioto, antiga capital imperial do Japão, é uma cidade da ilha de Honshu. Ela é famosa por seus vários templos clássicos budistas, jardins, palácios imperiais, santuários xintoístas e casas de madeira tradicionais.

Ela também é conhecida pelas tradições formais, como o jantar kaiseki, com vários pratos específicos, e as gueixas, geralmente encontradas no distrito de Gion.

Esta semana, no entanto, Kyoto receberá os participantes da 4.ª Conferência Mundial da OMT/Unesco. Turismo e cultura serão os temas centrais, durante os dois dias do evento (12 e 13 de dezembro de 2019).

Sueli Dabus e as Florestas do Brasil

Vai até dia 22 de dezembro a exposição individual da artista plástica Sueli Dabus, intitulada Florestas do Brasil, na conceituada Galeria Caribé, em São Paulo (Rua João Lourenço, 79 – Vila Nova Conceição).

São 20 trabalhos inéditos da série. Todos produzidos em óleo sobre tela, em que toda a beleza da natureza pode ser conferida pelos olhos de Sueli, natural de Bauru (SP) e cujo talento já alcançou renome nacional e internacional.

Além das florestas, sua temática também inclui abstratos, cavalos, cinema, figuras, flores, marinhas, músicos, natureza morta e paisagens.

Com curadoria de Sergio Caribé, a mostra confirma uma vez mais que a inovação é a marca registrada do inquieto espírito criativo e pesquisador da artista. Suas criações são enriquecidas por texturas e outras matérias-primas, que lhe conferem um toque especial e muito próprio.

Kyoto sediará 4.ª Conferência Mundial da OMT Unesco
Caminhos de Samauma (Exposição Sueli Dabus – Florestas do Brasil – Divulgação)

Admiradora incansável da beleza infinita da natureza, as florestas ocupam um lugar mais que especial em seu trabalho, trazendo inspiração permanente. Ela declara que vem pesquisando o tema desde 2010 por meio de viagens com visitas in loco e na bibliografia.

A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados das 10h às 13h. Faça uma visita e se encante!

Kyoto sediará 4.ª Conferência Mundial da OMT Unesco
Sergio Caribé e Sueli Dabus no coquetel de lançamento da mostra (Divulgação)

Turismo e cultura: temas da OMT/Unesco

A  4.ª Conferência Mundial da OMT/UNESCO de Turismo e Cultura, a se realizar entre os dias 12 e 13 de dezembro, em Kyoto, no Japão, visa estimula​r a ligação entre as áreas do turismo e da cultura e promover o desenvolvimento do turismo enquanto instrumento de preservação da cultura.

O evento debaterá a forma como o turismo e a cultura podem trabalhar em conjunto e fomentar parcerias, de forma a assegurar a preservação do patrimônio cultural comum.

O tema escolhido para 2019 é Investir nas gerações futuras, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da proteção cultural nas e das comunidades.

Kyoto

Os participantes têm a possibilidade de partilhar perspectivas sobre investimentos prioritários. E, assim, assegurar o desenvolvimento do turismo em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o Código de Ética Mundial para o Turismo da OMT.

Quioto, no Japão, foi selecionada para acolher a iniciativa por ser uma cidade que há séculos é um dos mais importantes centros da cultura japonesa. Além de ser também, na atualidade, como destino turístico internacional de destaque.​​​

Quem Disse?

Eu não tenho paredes, só tenho horizontes. (Mario Quintana)

Mário Quintana (1906-1994) foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Foi considerado um dos maiores poetas do século XX. Mestre da palavra, do humor e da síntese poética, em 1980 recebeu o Prêmio Machado de Assis da ABL e em 1981 foi agraciado com o Prêmio Jabuti.

Mário Quintana (Crédito: pensarcontemporaneo.com)
Leia também da mesma autora Pelas estradas brasileiras no ritmo do samba

Deixe uma resposta