Início Cultural Exposição gratuita mostra as primeiras construções de São Paulo

Exposição gratuita mostra as primeiras construções de São Paulo

683
0
COMPARTILHAR

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lança, nesta terça-feira, 11, às 12 horas, a exposição fotográfica “O progresso paulista começa pela Secretaria de Agricultura”. São imagens das primeiras construções de São Paulo. O evento será no hall de entrada de sua sede, localizada no centro da cidade. A exposição poderá ser visitada gratuitamente até o final do mês.

Composta por seis grandes painéis com 58 fotos de 1895 a 2014, a exposição traz registros das principais obras e edifícios construídos que marcaram o início do desenvolvimento da cidade de São Paulo. Há também registros da expansão rural e a diversificação de culturas como alternativa à do café. Assim como imagens da instalação das primeiras famílias de imigrantes europeus e japoneses no interior do Estado. Os registros mostram ainda a construção do Theatro Municipal, Escola Politécnica e Penitenciária do Estado, entre outras curiosidades.

A exposição apresenta imagens do início do século passado

Compõem o acervo fotos da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, restauradas pelo Centro de Memória da Unicamp (CMU), e acervo próprio da Secretaria, bem como da Ceagesp, Museu Paulista da Universidade de São Paulo e outras instituições.

“A exposição resgata e preserva a história e a contribuição da Secretaria para a construção do Estado de São Paulo. Desde sua origem, quando ainda era o órgão responsável pela construção de edifícios, monumentos e obras de saneamento e telecomunicações, até seu papel no acolhimento dos imigrantes que ajudaram a desenvolver a nossa agropecuária”, comentou o secretário da Pasta, Francisco Sergio Ferreira Jardim.

Na foto, registro do Theatro Municipal durante sua construção, entre 1908 e 1911 (Fonte: Centro de Memória Unicamp)

Serviço

Exposição: “O progresso paulista começa pela Secretaria de Agricultura”
Data: 
11/12, das 12h às 17h, e de 12 a 28/12/2018, das 9 às 17h
Local: 
Secretaria de Agricultura e Abastecimento (hall de entrada)
Praça Ramos de Azevedo, 254 – Centro – São Paulo
Próxima às estações Anhangabaú (Linha Vermelha) e São Bento (Linha Azul) do metrô

Deixe uma resposta