Início Arte e Cultura por Adriana Sorgenicht Teixeira Dia Drummond integra calendário cultural do país

Dia Drummond integra calendário cultural do país

584
0
COMPARTILHAR

Final de mês é hora de pensar e planejar o que virá na sequência de 2019, que se finda. Mas antes vamos encerrar outubro em grande estilo e com chave de ouro. Afinal, 31 de outubro, próxima quinta-feira, é o Dia Nacional da Poesia. A data foi criada em homenagem ao nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

Ele é um dos principais nomes da nossa literatura e da segunda geração do Modernismo brasileiro, tema de uma programação especial do Instituto Moreira Salles, com eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Drummond está em nosso Calendário, sendo que as outras seções de hoje são Agenda e a estreante Fronteira das Artes (Nacional, Internacional e a subseção Olhar Interior, sobre atrações turístico-culturais do interior paulista). Até a próxima!

Agenda

Cultura ocupa espaços do Festuris Gramado

Dia Drummond integra calendário cultural do país

A 31ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS) acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, no Serra Park. É um dos mais efetivos eventos de negócios turísticos da América Latina, sendo o segundo maior em tamanho.

Nesta edição, a feira reserva, uma vez mais, muitas novidades. Para os que valorizam a história cultural e de costumes dos continentes, haverá dois espaços: o Viagem pela Cultura, lançado em 2018, e o Cultural e Religioso, de 2006.

Ambos apostam neste segmento, enaltecendo e resgatando tradições e todas as formas de manifestação artística, por meio da divulgação de festas populares, roteiros, monumentos, ações de valorização de destinos, lançamentos de livros e peculiaridades regionais.

Calendário

Dia Drummond celebra a poesia e o autor de “Mundo, mundo, vasto mundo”

Dia Drummond integra calendário cultural do país
A fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data (Carlos Drummond de Andrade na Biblioteca Euclides da Cunha, c. 1959. Marcel Gautherot / Acervo Instituto Moreira Salles)

Desde 2011, o Instituto Moreira Salles organiza o Dia D – Dia Drummond. O objetivo é fazer com que a data do nascimento de Carlos Drummond de Andrade (dia 31 de outubro de 1902) passe a integrar o calendário cultural do país.

Trata-se de uma programação especial realizada no dia do aniversário do poeta. A edição deste ano contará com três eventos: espetáculos no IMS Paulista e no IMS Rio e uma atividade educativa no IMS Poços. Veja abaixo:

  • Cabaré Modernista para Carlos Drummond de Andrade – 31 de outubro, quinta-feira, às 20h30 (São Paulo)
  • Nosso tempo poesia, crônica e canção – 31 de outubro, quinta-feira, às 20h (Rio de Janeiro)
  • Carrossel poético de Drummond – 31 de outubro, quinta-feira, às 19h (Minas Gerais)

A cada ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site www.diadrummond.com.br

Fronteira das Artes – Nacional

Campos do Jordão atualiza oferta turística

Com o objetivo de atualizar a oferta turística potencializando as ações de promoção e prospecção de novos negócios e eventos para Campos do Jordão (SP), a iniciativa privada associada ao Convention e Visitors Bureau da região lançou um novo mídia kit.

Composto por cinco peças de comunicação segmentadas, facilita a customização de roteiros e pacotes de lazer, entre outras ações promocionais. Numa delas, o Pocket Bem-Vindo, encontramos as principais atrações turísticas, com dicas e roteiros por região. Entre as quais destacam-se as seguintes opções artístico-culturais:

Roteiro Boa Vista

  • Museu Felicia Leirner – O Museu ao ar livre possui um conjunto de 85 obras esculpidas em bronze, cimento branco e granito. O espaço fica em meio a um extenso jardim que divide área com o Auditório Claudio Santoro, principal palco do Festival de Inverno de Campos do Jordão. #arteenatureza – um piquenique à tarde com um belo pôr do sol; #momentoespecial – inspire-se em meio às esculturas e à natureza; das 9h às 18h, de terça a domingo; atendimento (12) 3662-6000.

Dia Drummond integra calendário cultural do país

  • Palácio Boa Vista – A visita guiada contempla obras de modernistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti e Brecheret. Há também mobiliário barroco e imagens sacras. O local possui um inestimável patrimônio artístico e sua arquitetura, inspirada nos castelos europeus, completa a visita. #naturezaearte – visite a Capela São Pedro nos jardins do Palácio; #majestoso – contemple sua arquitetura e suas obras de arte; das 10h às 12h e 14h às 17h, de quarta a domingo, gratuito; atendimento (12) 3662-1122.

Roteiro Jaguaribe-Capivari

  • Museu Casa da Xilogravura – O Museu particular coleciona e preserva xilogravuras. Com o maior acervo do país, conta com milhares de obras. O local também promove palestras, exposições, encontros, cursos e eventos culturais durante o ano inteiro. #viagemcultural – visite o ateliê tipográfico e conheça mais sobre arte; #leveipracasa – gravuras variadas, cartões tipográficos e lembranças; das 9h às 12h e 14h às 17h, de quinta a segunda-feira, atendimento (12) 3662-1832.

Fronteira das Artes – Internacional

Muita arte a bordo dos navios MSC

Aproxima-se mais uma temporada de cruzeiros marítimos e, entre as principais novidades artístico-culturais para 2019/2020 da MSC, uma das maiores empresas de cruzeiros do mundo e líder de mercado na Europa, América do Sul, África do Sul e Golfo, os destaques ficam para três de seus navios:

  • MSC Belissima – Recém-inaugurado, o navio navegará por destinos consagrados do Mediterrâneo até novembro de 2019. Depois partirá para incríveis e exóticos roteiros na região dos Emirados Árabes Unidos. Um de seus destaques mais importantes são os dois novos shows do Cirque du Soleil at Sea, que só podem ser vistos no MSC Belissima – SYMA – Sail Beyond Imagination e VARÉLIA – Love in Full Color.
  • MSC Grandiosa – esse novíssimo e luxuoso transatlântico navega pelo Mediterrâneo em sua temporada inaugural e também oferece dois espetáculos inéditos do Cirque du Soleil at Sea, criados de forma exclusiva para a companhia.
  • MSC Sinfonia – com capacidade para 2,6 mil hóspedes, o sofisticado meganavio oferecerá embarques em Santos (SP) e, de forma inédita, em Itajaí (SC). Além de toda a infraestrutura para uma completa e inigualável experiência de férias, para os amantes das artes oferece ainda um teatro onde são apresentados espetáculos ao estilo Broadway.

Fronteira das Artes – Nacional / Olhar Interior

João Ribeiro Junior doa acervo a museu de São Pedro (SP)

A técnica, a delicadeza, a sensibilidade e o ecletismo presente na arte do artista plástico João Ribeiro Junior poderão ser conferidos em caráter definitivo a partir de agora no município de São Pedro, interior paulista.

O Museu Gustavo Teixeira acaba de adquirir um conjunto de obras assinadas e doadas pelo próprio autor. Trata-se de uma série de desenhos artísticos, executados em bico-de-pena, crayon e lápis de cor. Eles complementam a galeria do artista que já integra a exposição permanente do Museu.

Casarões e igrejas de Ouro Preto (uma releitura do Barroco, com acréscimos), ruas e edifícios de Parati, crianças, negros, mulheres, parte das 14 estações da Via Sacra são alguns dos temas aos quais o artista se dedicou por mais de 40 anos.

O fascínio de João Ribeiro Junior por literatura e obras de arte trazidas de todas as regiões do planeta também se faz presente em meio à sua impressionante biblioteca particular. Ela conta com aproximadamente 16 mil títulos, de quase todas as áreas do conhecimento universal.

É o espelho de sua alma e seu refúgio, que ele batizou de Santuário. O nome está entalhado em madeira logo na entrada do corredor de galerias repletas de enciclopédias, coleções, edições raras, esculturas e objetos.

Para além de sua sensibilidade artística, João apresenta uma sólida formação acadêmica, nas áreas de Direito, Filosofia e Educação, tendo lecionado em diversas instituições de ensino superior. Entre as quais a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Autor de mais de quarenta títulos, entre obras publicadas e inéditas, desde sempre soube conciliar a sua carreira profissional e artística, tendo participado em vários Salões de Arte.

Leia também Artur se rende a Fernanda Montenegro em seus 90 anos

Deixe uma resposta