Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Cinco destinos para uma imersão no turismo rural

Cinco destinos para uma imersão no turismo rural

527
0
COMPARTILHAR

Uma pesquisa divulgada pela Booking revelou que oito em cada dez brasileiros (81%) gostariam que o investimento na viagem possa, de alguma forma, ter um retorno direto para a comunidade local. Uma das maneiras de garantir que isso aconteça, é optar pelo turismo rural.

Essa modalidade turística permite que viajantes percorram sítios e fazendas de famílias tradicionais dos destinos. Uma boa oportunidade de aprender sobre cultivos locais e tradições do povo.

Esse tipo de iniciativa também beneficia as comunidades social e economicamente. A imersão fica mais completa quando o turista reserva uma hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.

Pensando nisso, destacamos na pesquisa cinco destinos pelo mundo que oferecem essa experiência única de contato com a fauna, a flora e as comunidades locais. Enfim, opções para quem procura fazer turismo rural.

Gramado/Canela, Brasil

Gramado e a vizinha Canela são nacionalmente conhecidas pelo clima gostoso de inverno e seus premiados chocolates. O que muitos turistas não sabem é que a região oferece outras atrações. A principal delas é proporcionar um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais por meio do turismo rural.

Embarque na tradicional Princesinha, um ônibus da década de 50, e conheça fazendas coloniais, entenda a rotina dos agricultores e tenha a chance até de alimentar ovelhas.

Onde ficar

Já pensou em se hospedar em pipas que fizeram guarda de vinho por mais de 60 anos? O Chalé Temático em Pipa de Vinho fica numa região rica em mata preservada, localizada na serra gaúcha, em Canela. Aqui, o hóspede consegue se desconectar e apreciar pequenos presentes da natureza, como o canto dos pássaros.

Aosta, Itália

Que tal dar adeus ao estresse da vida urbana e usar as férias para uma espécie de terapia rural? No Vale de Aosta, uma pequena região na Itália, a 60 quilômetros de Turim, é possível conhecer a vida e a mentalidade de quem cultiva a terra e cria animais nas montanhas.

Aqui, o turista se encanta e pode fazer parte dos trabalhos nos vinhedos nas encostas. Além de cuidar dos campos cultivados e até das colmeias.

Onde ficar

Situado no sopé do Monte Emilius, o Hotel Diana tem atmosfera familiar e bem tranquila. Possui um belo jardim, restaurante e quartos com vista da montanha. Um dos destaques é o buffet de café da manhã. Ele inclui bolos caseiros e especialidades cultivadas nos campos locais.

Saaremaa, Estônia

Maior ilha da Estônia, Saaremaa é o lugar perfeito para aquele turista que busca um destino completamente diferente. A ilha, terceira maior do país, possui flora e fauna muito diversificadas. E é possível explorar as trilhas na Reserva Natural Viidumäe e apreciar as milhares de aves migratórias e orquídeas selvagens.

Além disso, os viajantes que são curiosos pela cultura local não podem deixar de visitar as igrejas medievais de pedra. Outros passeios imperdíveis são as ruínas do castelo Maas e o museu da fazenda Mihkli.

Onde ficar

No meio de zimbros e pastos, o hóspede vai encontrar uma propriedade diferente. O hotel de fazenda rural Mardi Farm Stay tem casas de madeira tradicionais e apartamentos em um moinho de vento convertido.

Enquanto as crianças se divertem em uma casa na árvore, os adultos podem acompanhar os anfitriões floresta adentro para colher cogumelos. Há ainda a opção de sair numa pesca matinal.

Marvão, Portugal

A apenas alguns quilômetros da Espanha, fica a pacífica cidade portuguesa de Marvão, no topo mais alta da Serra de São Mamede. Por isso mesmo, uma das melhores maneiras de apreciar essa cidade é de cima, do topo da Torre de Menagem do Castelo de Marvão.

Para conhecer a cultura local e os costumes dos habitantes, a sugestão é se programar para visitar a cidade durante o Festival da Castanha. O evento é realizado sempre em novembro.

Onde ficar

A Quinta do Vaqueirinho é um acolhedor hotel-fazenda restaurado na área rural de Portugal. A propriedade oferece 5 quartos confortáveis com ar-condicionado, uma lareira tradicional e um jardim pitoresco ao ar livre.

Os quartos e as áreas comuns são decorados em estilo tradicional e os equipamentos de fazenda de época ainda ficam na propriedade para apreciação dos hóspedes.

Nagaland, Índia

Nagaland é conhecida pela riqueza de sua flora e fauna, onde é possível ficar bem perto da natureza, principalmente da vida selvagem.

A região é povoada por diversas tribos indígenas. Em conjunto, elas promovem festivais e mercados que celebram seus costumes e fomentam a economia do lugar, atraindo turistas ávidos pela cultura local.

Por ser um local de natureza quase intocada, Nagaland promove uma campanha para se tornar livre de plástico até dezembro de 2019.

Onde ficar

O Hotel Seb Tower fica em Dimapur, a maior cidade da região de Nagaland. Entre as comodidades da propriedade estão um restaurante, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito. Todos os quartos do hotel estão equipados com área de estar, banheira e até uma estação de trabalho.

Leia também Booking revela hospedagens para viagens mais conscientes

Deixe uma resposta