Início Arte e Cultura por Adriana Sorgenicht Teixeira Chopin: a mais bela definição do espírito polonês

Chopin: a mais bela definição do espírito polonês

544
0
COMPARTILHAR

A casa em que o compositor Frédéric Chopin nasceu em Zelazowa Wola, próximo a Varsóvia, reabriu suas portas ao público em 2010, ano de seu bicentenário, após dois anos de obras que, mesclando o antigo com o moderno, devolveram o esplendor ao edifício histórico.

Na mansão, hoje rodeada de castanheiros, viviam os pais de Chopin. As obras de restauração da casa e do jardim duraram cinco anos e contaram com um financiamento de 70 milhões de zlotys (cerca de 21,5 milhões de dólares).

A casa onde morou Chopin na Polônia

A mansão-museu pode acolher dignamente turistas do mundo inteiro, que chegam à Polônia para festejar o compositor e sua obra. O teto da mansão mudou e, na parte externa, o jardim de seis hectares foi totalmente reorganizado.

No quarto em que Frédéric Chopin nasceu foi colocado um piano Steinway preto. Ali ocorrem concertos que, graças a um sistema de áudio especial, podem ser ouvidos de qualquer parte do jardim.

Santuário com espírito particular

O local de nascimento de Frédéric Chopin é um “dworek” (pequena mansão – na verdade, anexo oriental de mansão inexistente) cercado por um grande parque natural (com mais de 17 acres) nas margens do rio Utrata, em Zelazowa Wola, perto de Sochaczew, na Polônia – atualmente museu do compositor, departamento do Museu Fryderyk Chopin em Varsóvia.

Frédéric Chopin nasceu em 1º de março de 1810, mas não ficou em Żelazowa Wola por muito tempo (no outono do mesmo ano, os Chopins se mudaram para Varsóvia), mas o jovem Frédéric visitava o local com frequência, indo para lá para férias e eventos familiares. Em 1812, a mansão foi totalmente destruída, mas dois anexos sobreviveram.

Em 1894, por iniciativa da compositora russa Mily Balakirev, o monumento de Frédéric Chopin foi construído no parque por Bronisław Żochowski e Jan Wojdyga. Durante a Primeira Guerra Mundial, o segundo anexo foi incendiado. Em 1918, a granja de Żelazowa Wola foi entregue a agricultores locais.

Em 1928, a Sociedade dos Amigos da Casa Chopin e o Comitê Chopin, de Sochaczew adquiriram a casa e nove acres (36 mil m2) do terreno por 40.000 zł de Roch Szymaniak, dono do local após 1918. Durante a Segunda Guerra Mundial, tropas alemãs ocuparam o edifício. No verão de 1944, foi usado como hospital militar.

Desde 1969, existe um monumento ao pianista, projetado por Józef Gosławski, no parque adjacente ao local de nascimento de Chopin. (Referências: Correio Braziliense 2010 e Wikipédia)

Leia também Antonio Fagundes em quatro tempos

 

Deixe uma resposta