Início Aviação Air France testa tecnologia Li-Fi em voo comercial

Air France testa tecnologia Li-Fi em voo comercial

293
0
COMPARTILHAR

A Air France realizou recentemente o primeiro voo equipado com a tecnologia Li-Fi (Light Fidelity), desenvolvida pela Latécoère, numa aeronave Airbus A321, de Paris-Orly para Toulouse. Com isso, a companhia é a pioneira a usar velocidades de conexão ultra rápidas a bordo.

Assim, companhia confirma seu compromisso de pesquisar novos serviços de bordo para seus clientes. A Air France recebeu os finalistas da “Air France Trackmania Cup”, desenvolvida pela Ubisoft, que competiram no céu.

Li-Fi, o novo padrão para transmissão de dados

A Air France e Latécoère estão atualmente testando a facilidade com que essa tecnologia pode ser integrada em voos comerciais. A infraestrutura Latécoère Li-Fi, instalada em 12 assentos da aeronave da Air France, traz muitas vantagens.

Ela gera uma troca de dados multimídia completamente estável a uma velocidade muito alta e latência muito baixa. Outro ganho importante é que ela reduz também o peso da aeronave. E, portanto, o consumo de combustível, devido à substituição dos cabos de cobre pela tecnologia de fibra óptica.

A rodada final a bordo do voo

Em colaboração com a Ubisoft, a companhia aérea e o fabricante de equipamentos organizaram a final do torneio “Air France Trackmania Cup”, lançado no Paris Air Show em junho de 2019. Os finalistas competiram nesta versão personalizada do jogo Trackmania² Stadium.

O vencedor do torneio recebeu dois bilhetes de ida e volta entre Paris e Montreal. O prêmio inclui uma excursão privada ao Ubisoft Studios e uma seleção de produtos Razer – que equipou os concorrentes com seus fones de ouvido Bluetooth Hammerhead.

De acordo com os compromissos de desenvolvimento sustentável da Air France, as emissões de CO2 deste voo especial foram minimizadas por meio de uma iniciativa de compensação neutra em carbono.

“Estamos muito orgulhosos de sermos pioneiros no lançamento de uma aeronave equipada com Li-Fi. E também a primeira a organizar uma competição de videogame a bordo. Esse marco na inovação é o resultado de uma grande colaboração entre as equipes da Latécoère, Ubisoft e Air France”, afirmou Antoine Laborde, gerente de inovação da Air France.

“Estou convencido de que essa experiência abrirá o caminho para novas experiências de entretenimento a bordo para nossos clientes. Especialmente no que diz respeito aos jogos”, completou o executivo.

“Este primeiro voo equipado com nossa tecnologia Li-Fi é um passo importante na implantação dessa tecnologia no mercado aeronáutico. Estamos convencidos de que o Li-Fi revolucionará a conectividade em voo nos próximos 5 anos. Estou particularmente satisfeito com o que foi desenvolvido em colaboração com as equipes de engenharia e manutenção da Air France-KLM. Eles realizaram o trabalho de certificação da solução e sua integração na cabine em tempo recorde”, acrescentou Yannick Assouad, CEO da Latécoère.

Deborah Papiernik, Diretora de Projetos Inovadores da Ubisoft, concluiu dizendo: “Estamos muito satisfeitos por termos tido a oportunidade de participar do lançamento de uma tecnologia inovadora que promoveu uma parceria 100% francesa. Além de poder fornecer nossa experiência em videogames. Sem dúvida, o entretenimento a bordo se tornará rapidamente um novo playground para todos.”

Leia mais sobre novas tecnologias ligadas ao setor de turismo

Deixe uma resposta