Início Eventos Accor combate os efeitos da pandemia com abertura de novos negócios

Accor combate os efeitos da pandemia com abertura de novos negócios

245
0
COMPARTILHAR

O Turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid -19. E isso, consequentemente impactou também o desempenho da empresa hoteleira. Mesmo assim, o grupo Accor continuou investindo em novos negócios no setor.

A receita em 2020 divulgada foi de 1.621 milhões de euros, uma redução de 54,8% em termos comparáveis e de 60,0% conforme reportado, ambos em comparação com o ano de 2019. Já na América do Sul, a receita foi de 76 milhões de euros, representando uma queda de 58% like-for-like e de 69% com relação a 2019.

Dessa forma, a queda de RevPAR global foi de 62% com relação a 2019, em like-for-like basis, principalmente resultado da redução da taxa de ocupação, que ficou em 32%.Na América do Sul, a taxa de ocupação ficou em 23%, uma queda de 34 pontos em relação a 2019, que foi o principal motivo para a redução de RevPAR de 61,9%, em like-for-like basis, com impacto similar em todos os segmentos.

Retomada Accor

“Os números nos colocam em patamares abaixo dos anos recentes. Mas já tínhamos essa visão de que fecharíamos o ano em queda. Porém, trazemos também notícias boas como aberturas e o lançamento de novos negócios e serviços”, informou Thomas Dubaere.

Foram abertos 14 novos hotéis em 2020 na América do Sul (1.800 quartos), além da assinatura de 13 novos contratos (1.565 quartos), um ritmo semelhante ao dos anos anteriores. “A América do Sul é uma região muito importante para a Accor, onde somos líderes de mercado. E, para a expansão do turismo, tem um grande potencial de crescimento no segmento de lazer. Já assinamos 3 novos contratos em 2021 e esperamos outros mais”, comentou Dubaere.

Para 2021 estão previstas 30 aberturas na América do Sul, com destaque para: SLS Puerto Madero (Argentina), Sofitel Baru (Colômbia), MGallery Montevidéu (Uruguai), Pullman Miraflores (Peru), Novotel e ibis Santa Cruz de la Sierra (Bolivia), Sofitel Ipanema, MGallery Pipa, Novotel São Paulo Jardins, Novotel Lençóis Paulista, JO&JOE Largo do Boticário e combo Novotel BH Savassi e ibis budget BH Savassi – todos no Brasil.

Accor aposta nas categorias luxo e lifestyle

Para este ano, o objetivo é ampliar as franquias e focar nas categorias de luxo e lifestyle. Do total da oferta de quarto global, 2% são de marcas de estilo de vida, com um crescimento de 10% visto nos últimos anos. A meta é chegar a 42 mil quartos de hotéis franqueados até 2024 na América do Sul. Atualmente, são cerca de 62 mil apartamentos, em 393 hotéis, sendo 170 franquias, informou Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento e Novos Negócios Accor América do Sul.

“Uma das maiores mudanças em 2020 foi a parceria com a Ennismore. Com ela, construímos um segmento de lifestyle de mais de 13 marcas, como Faena, SLS, Delano, Gleneagles, Mondrian, Mama Shelter, Jo&Joe entre outras”, conta Dubaere.

Thermas de Olímpia, 1º By Mercure

Accor combate os efeitos da pandemia com abertura de novos negócios
Thermas de Olimpia, o 1º by Mercure do mundo

Para esse ano, a Accor anunciou a chegada do primeiro hotel ‘By Mercure’ no mundo, O Thermas de Olímpia Resorts By Mercure, no estado de São Paulo, Brasil.

O ano de 2021 também trouxe outra novidade: o anúncio do íbis Styles Maragogi. Localizado em uma das regiões mais procuradas pelos turistas brasileiros, o primeiro resort da marca Íbis Styles deve iniciar suas atividades em 2024.

Novos produtos Accor

O lançamento de novos produtos também rendeu bons frutos em 2020, segundo André Sena, Chief Digital Officer Accor América do Sul. Com a pandemia, tiveram de inovar e encontrar melhores formas de utilizar os espaços dos hotéis, como oferta de room office. Também disponibilizaram sistema de delivery dos restaurantes dos seus hotéis. Destacou, ainda, a parceria com a Microsoft para melhoria das tecnologias nas salas de reuniões.

Outra ação é incrementar o ALL – Accor Live Limitless, novo programa de fidelidade da Accor que completou um ano em 2020. Já consolidado entre os públicos da empresa, agora ele conta com todo o portfólio de marcas Accor na América do Sul, com a recente inclusão do Ibis budget em seu ecossistema. Para se ter uma ideia, em 2020, 50% das estadias nos hotéis Accor na região foram de clientes ALL – Accor Live Limitless .”O ALL – Accor Live Limitless é muito importante para a nossa estratégia e em 2021 não será diferente. Continuaremos inovando o nosso programa e oferecendo cada vez mais benefícios aos nossos associados, com parcerias, hospitalidade estendida, ofertas em A&B e em soluções de trabalho, com o WOJO, por exemplo. Continuaremos nos apoiando muito nas agências e agentes de viagens também”, comentou André Sena, CCO Accor América do Sul.

Leia também Accor anuncia chegada da marca WOJO no Brasil

Deixe uma resposta