Início Entidades de Classe ABIH-SP identifica oportunidades para melhorar resultado obtido pela hotelaria em São Paulo

ABIH-SP identifica oportunidades para melhorar resultado obtido pela hotelaria em São Paulo

365
0
COMPARTILHAR

Dinâmica dos canais de distribuição, participação de mercado (market share) e os impactos do revenue adicional sobre o resultado operacional bruto, conhecido pela sigla em inglês G.O.P (Gross Operating Profit), foram os temas debatidos em mais um encontro departamental organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP. O evento aconteceu no dia 4 de maio.

Gustavo Jarussi, diretor da entidade e de operações LATAM do Grupo Pestana, foi o anfitrião do encontro. Realizado no Hotel Pestana São Paulo, teve expressiva participação dos profissionais de Vendas e Marketing – Revenue Management, representando vários perfis de empreendimentos no estado.

“Estamos reunidos aqui para ver quais são nossos problemas e identificar gargalos. Além de entender como podemos encontrar soluções que ajudem a melhorar nossos resultados”, Jarussi.

Após apresentação de um estudo de caso, os profissionais responsáveis pelo uso estratégico dos indicadores de desempenho, dados de mercado local, tarifas de concorrentes e outras análises que ajudam prever a demanda, apontaram meios para otimizar os preços e a distribuição; de forma a maximizar receita e lucros.

Nos empreendimentos sediados na capital (São Paulo) imaginava-se, a princípio, ‘um novo normal’; com mais distanciamento e menos movimento. No entanto, o comportamento da demanda pós-C19 revela o contrário.

“O fato dos sul-americanos gostarem de manter contato pessoal, valorizarem a reunião presencial familiar, considerarem importante a participação em eventos corporativos presenciais, atua provavelmente como fator favorável à hotelaria. Isso tudo contribui com a recuperação gradual dos resultados”, resume Jarusi.

São Paulo pra Todos

Outro aspecto positivo destacado refere-se ao relevante trabalho desenvolvido pelo São Paulo Convention and Visitors Bureau, com a captação de eventos para a cidade. Além disso, “as mídias sociais, que atualmente veiculam propagandas ligadas à oferta de experiências vivenciadas com segurança, tornam os próprios moradores da cidade público-alvo para ocupação hoteleira paulistana; atraídos pela riqueza cultural e gastronômica existentes na capital”, conclui o anfitrião.

ABIH-SP identifica oportunidades para melhorar resultado obtido pela hotelaria em São Paulo

Como de praxe, no encerramento do encontro foram eleitos, por aclamação, dois coordenadores para a gestão do grupo temático Master Mind VM (Vendas e Marketing) – ABIH-SP. Ele é direcionado à melhoria da melhoria da rentabilidade da hotelaria após dois anos e meio de prejuízos.

André Sotero Gomes, Gerente Nacional de Vendas, Revenue Management e Reservas e Diego Lando, Gerente de Nacional de Vendas e Distribuição da ICH Adm. Hotéis – Yoo2, Intercity e Tru by Hilton – concordam. “O principal desafio é gerar um ciclo positivo baseado na melhor relação com os diferentes canais de distribuição da hotelaria”.

“A retomada da demanda, baseado no principal pilar, que é a recuperação da diária média aos níveis de 2019, com foco no resultado líquido, analisado canal por canal de venda, foi o ponto focal deste primeiro encontro”, afirma Diego Lando, referindo-se também às negociações diretas que são realizadas pela força de vendas, no âmbito da iniciativa privada e do poder público.

Além de aproximar os departamentos de Vendas e Marketing, visando sempre melhorar o resultado da rentabilidade do empreendimento hoteleiro, é preciso focar na recuperação do setor. “Depois de dois anos com prejuízo, é fundamental aproveitar a retomada para voltar a gerar lucro e criar um ciclo positivo”, conclui André Sotero Gomes.

Inscrições abertas

O próximo encontro departamental da ABIH-SP será com o time de eventos. Entre outros temas considerados de extrema importância para esse momento da hotelaria, sob os efeitos das mudanças geradas pela pandemia, os participantes responderão questões do tipo: O que mudou? Existe um novo formato? Demanda represada, até quando? É possível pensar em recuperação da Tarifa?

Inscrições: https://forms.gle/NakitDZo7B1pphuj8

Leia também ABIH-SP identifica as dores dos gerentes gerais