Início Notícias Workshop de Crédito Turístico aproxima empresariado de bancos e parceiros financeiros

Workshop de Crédito Turístico aproxima empresariado de bancos e parceiros financeiros

381
0
COMPARTILHAR

Realizada na última terça-feira (27), a primeira edição do Workshop de Crédito Turístico do Circuito Litoral Norte de São Paulo foi sucesso de público e obteve bons resultados.

Workshop de Crédito Turístico aproxima empresariado de bancos e parceiros financeiros

Focado em apresentar as soluções imediatas e as novidades das linhas de crédito para os empresários de turismo da região, o encontro on-line cadastrou 111 empresas e contou com a participação dos principais bancos e instituições de crédito que estão oferecendo auxílio aos empreendedores neste momento.

Além disso, o workshop também contou com a presença do SEBRAE-SP, Investe SP e da Secretaria de Turismo do Estado, representada por Vinicius Lummertz, que realizou a abertura oficial.

“Acreditamos muito na força empregadora do turismo. Nós que sofremos mais do que todos, seremos aqueles que mais poderemos recuperar, sobre a base já construída e a demanda já existente dentro e fora do Estado de São Paulo pelo turismo que nós mobilizamos desde o inicio do mandato com o São Paulo para Todos”, afirmou o secretário de Turismo do Estado de São Paulo em sua fala.

Lummertz também ressaltou sobre a importância de as instituições financeiras estarem presentes ao encontro com os empreendedores do Circuito Litoral Norte de São Paulo. “É um trabalho de parceria para recuperar os espaços perdidos e assim conquistarmos novos espaços no desenvolvimento do Estado pela potencialidade turística dessa região”.

O Circuito Litoral Norte segue cumprindo seu plano de retomada do Turismo Regional integrando as secretarias de Turismo, Comturs, Secretaria de Estado e Ministério do Turismo por meio de ações estratégicas como o Observatório de Turismo Regional em parceria com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, projetos de estruturação e infraestrutura turística Roteiros Turísticos e Rota Cênica, capacitação e treinamentos em agências receptivas junto ao SEBRAE-SP e nas emissivas junto a Setur-SP, marketing digital para manter o destino desejado e as atrações conhecidas, assessoria de imprensa para prover informações sobre o status do turismo regional e acesso ao crédito turístico.

Além de listar os principais caminhos de acesso ao crédito para o turismo, reforçando a importância de estar cadastrado no CADASTUR do Ministério do Turismo, o evento apresentou os canais diretos de quem oferta as linhas de crédito com recursos disponíveis e também as importantes flexibilizações que vêm sendo feitas em razão da pandemia, tais como diminuição de exigência de certidões e garantias, além da possibilidade de utilizar o faturamento de 2019 na solicitação, entre outros.

Assim como a possibilidade de stand still das linhas para aqueles que já foram tomadores de crédito em 2020, ou seja, a prorrogação da carência.

De outubro de 2019 a abril de 2021, foram liberados 1,2 bilhões de reais em crédito para capital de giro; assim como 515 milhões de reais para investimentos, tanto no setor público, quanto na iniciativa privada, e 215 milhões em solicitações em análise, totalizando 2 bilhões de reais.

Esses valores foram emprestados pelas instituições financeiras parceiras do Estado Desenvolve SP, Caixa, Banco do Brasil e Banco do Povo por meio das linhas emergenciais do Estado, Fungetur, Pronampe e PEAC.

Workshop de Crédito Turístico aproxima empresariado de bancos e parceiros financeiros

A iniciativa visa incentivar o financiamento para atividades turísticas, estimular a retomada das atividades, articular condições economicamente favoráveis com maior carência e prazos junto às instituições financeiras, fomentar, incentivar e agilizar o acesso ao crédito para os empreendedores do turismo paulista, entre outros.

O workshop comandado pelo consórcio turístico também tirou dúvidas sobre quais segmentos podem se utilizar desse tipo de crédito e o que pode ser financiado, como por exemplo, retrofit, implantação, aquisição de novos equipamentos, novos bens ou insumos e capital de giro. E ainda deixou os empresários mais próximos de equipes proativas dos bancos e instituições financeiras.

Uma das entidades participantes, a Caixa, compartilhou com os participantes os contatos de sua equipe em cada uma das cinco cidades e reforçou que estão todos alinhados com as flexibilizações e prontos para receberem os empreendedores da região de forma proativa.

O evento foi o primeiro de uma série de três que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre com a organização do Circuito Litoral Norte com o propósito de dar suporte ao trade regional neste momento de retomada e seguir como integrador da política de regionalização do turismo da Setur-SP.

Para mais informações e cadastro às linhas de crédito acesse: www.creditoturistico.com.br

Leia também Setor turístico recorre a crédito para se reinventar

Deixe uma resposta