Início Colunistas Vovó Legal conversou com Luccas Neto, amado pelas crianças, mas nem tanto...

Vovó Legal conversou com Luccas Neto, amado pelas crianças, mas nem tanto pelos adultos

903
0
COMPARTILHAR

Luccas Neto é o ídolo do meu neto Théo, hoje com cinco anos. Desde os três tudo que se refere ao Luccas Neto para ele é o máximo. A paixão é tanta que trocaria qualquer viagem por um abraço dele.

Vovó Legal conversou com Luccas Neto, amado pelas crianças, mas nem tanto pelos adultos

Assisto, quanto o Théo está em casa, os vídeos de Luccas Neto com ele. E não entendo o porquê tantos outros pais e avós acham que isso é “coisa do mal”. Para entender toda essa história, resolvi entrar em contato com o artista e consegui uma entrevista bastante interessante, que convido os adultos a lerem.

Vovó Legal: Lucas, ao que atribuiu fazer tanto sucesso, principalmente, com as crianças pequenas?

Luccas Neto: Tudo aconteceu de forma orgânica no início, mas também acho que tem a ver com as referências que trago comigo desde a infância, quando eu era encantado pelo universo lúdico e mágico trazido por Walt Disney, aliás, paixão que mantenho até hoje. Então eu comecei a produzir conteúdo na internet e as crianças se identificaram de forma majoritária. Logo depois comecei a criar vários conteúdos destinados a eles. Até que comecei também a montar uma equipe com vários profissionais de diferentes áreas, entre eles estão alguns pedagogos que me auxiliam na expansão do conteúdo do que produzimos nos meus filmes, livros, produtos, músicas e shows. Somos um time que além do cuidado em levar entretenimento, magia e diversão, também se preocupa com as mensagens pedagógicas e com os valores familiares em cada nova história e aventura.

Vovó Legal: Embora não seja da sua época, quando a Xuxa surgiu, houve uma certa dose de repúdio, até ser depois de muitos anos “endeusada” como a rainha dos baixinhos. Acredita que com você irá acontecer o mesmo?

Luccas Neto: Não dá para afirmar. Primeiro, me sinto honrado em ser comparado à Xuxa, que é uma rainha que marcou várias gerações pela TV no Brasil e no mundo e eu, assim como imagino que era com ela, procuro fazer meu trabalho com a mesma verdade e transparência ao me comunicar com meu público, que é incrível. Embora não seja pela TV, nos conectamos de forma dinâmica e em diversos lugares que as multiplataformas nos permitem, por isso penso sempre em criar conteúdos com muito carinho, alegria e responsabilidade para todos os momentos através do YouTube, das plataformas de streaming ou mesmo das telas do cinema.

Vovó Legal: Não considerando o momento da educação nacional (nem o momento político), educadores com formação na cartilha de Paulo Freire aprovam seu trabalho?

Luccas Neto: Desde que percebi que meu público era em maioria crianças e adolescentes, reformulei meu conteúdo e alinhei o meu trabalho à educação, levando algo que fosse enriquecedor para o desenvolvimento deles em casa. Minha mãe trabalhou por anos em escola, cresci nesse ambiente. Acho importante unir o entretenimento a um conteúdo socioeducativo. Prezando também por passar mensagens importantes como amizade e empatia, por exemplo. Conto com uma equipe de pedagogos, psicólogos e educadores, que auxiliam na adequação de todo o conteúdo que é produzido. Essa equipe me ajuda nesse feedback e orientam a melhor forma de levar esse conteúdo de forma didática e divertida para as crianças. Tudo o que eu produzo é analisado e aprovado por eles antes de ser lançado. E possuo o Selo Educação, reconhecendo a qualidade e importância dos meus livros como um aliado dos pais no desenvolvimento educativo dos filhos.

Vovó Legal conversou com Luccas Neto, amado pelas crianças, mas nem tanto pelos adultos

Vovó Legal: Você se definiria como um Peter Pan ou um grande homem de negócios?

Luccas Neto: Eu sempre fui encantado pelo mundo de fantasia da Disney, sou um estudioso sobre a história do Walt Disney. Por isso, sempre quis trazer esta mensagem para as crianças, que é preciso sonhar e batalhar para conquistá-los. E assim, como Walt, busco encontrar formas únicas e lúdicas para me comunicar com as crianças. A minha versão empreendedora foi surgindo naturalmente. Sempre gostei de estar à frente de tudo que eu fazia, então foi acontecendo de maneira espontânea. Hoje, além dos conteúdos em vídeo, tenho a Luccas Toon que é uma loja exclusiva de venda dos meus mais de 150 produtos licenciados. Há bonecos, boné, canecas, jogos de tabuleiro, entre outras coisas.

Vovó Legal: Algo que gostaria de acrescentar?

Luccas Neto: Temos algumas novidades por ai!! Nos dias 26 e 27 voltarei a São Paulo para o musical “Luccas Neto e a Escola de Aventureiros”, a partir das 14h30, no Espaço das Américas. O show é um musical repleto de coreografias, danças e efeitos especiais, sempre alinhado com lições e meu legado, de forma didática e afetiva, mostrando a importância da união, do amor e da amizade, até atitudes simples do dia a dia como o cuidado com a saúde bucal e o respeito ao próximo. Também acabei de lançar no brasil o meu mais novo livro “Luccas e Gi em O Belo Dorminhoco”. A narrativa da obra gira em torno de um príncipe amaldiçoado, fadado a dormir por anos, e de uma jovem camponesa que prec isa acordá-lo para salvar a floresta de um incêndio. Essa é uma adaptação do clássico A Bela Adormecida, do francês Charles Perrault.

Como se pode ver, existe uma grande responsabilidade no trabalho realizado por Luccas Neto. Me lembro quando a Xuxa começou, que vários pais falavam horrores sobre ela. Como avó digo que precisamos nos aliar às crianças, aproveitando “dos” seus ídolos para sua formação, que é a obrigação de nós avós e principalmente dos pais.

O “cara” é gente boa!

Leia também Vovó Legal disputa tickets no Playland com neto em dia de chuva