Início Alimentos e Bebidas Vinícola de Bento Gonçalves abre suas portas

Vinícola de Bento Gonçalves abre suas portas

3794
0
COMPARTILHAR

De janeiro a março a paisagem da cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, se transforma. É chegado o tempo da vindima, quando as videiras estão recheadas de uvas à espera para serem colhidas. E depois transformadas em saborosos vinhos em alguma vinícola da região.

Localizada entre os vales e montanhas de Bento Gonçalves em uma área de 77 hectares e 30 mil metros quadrados construídos, na Vinícola Salton, os visitantes veem a mescla da beleza natural e da alta tecnologia usada na elaboração do vinho.

Com uma arquitetura em estilo de Villa Italiana baseada nos princípios do arquiteto Palladio, a vinícola tem como um dos destaques o relógio solar feito com mármores italianos, esmaltes especiais e pedras semipreciosas. Por meio da sombra, que se movimenta de acordo com o sol, é possível acompanhar o horário astronômico exato, as estações do ano e as mudanças das constelações do zodíaco.

A visita à vinícola inclui histórias, beleza arquitetônica e degustação

A vinícola Salton possui uma atraente opção turística que são as caves subterrâneas, onde descansam os vinhos mais nobres. A atmosfera remete às adegas tradicionais dos castelos medievais.

A Cave da Evolução foi criada para retratar os acontecimentos importantes da história da centenária vinícola. Com quatro anos entre o planejamento e a finalização, o espaço fica a oito metros de profundidade.

É possível agendar visitas à vinícola. O roteiro inclui desde a colheita e pisa da uva até visitas a caves subterrâneas e curso de degustação harmonizado. Para as famílias que vão com crianças há uma oficina de drinques não alcoólicos, dentro da mesma programação.

O tour tem duração de duas horas e acontece de segunda a domingo, com saídas de hora em hora. Neste roteiro guiado, o visitante começa conhecendo os vinhedos e posteriormente a história da Salton.

Na visita é possível conhecer um panorama geral do processo de elaboração de vinhos – vinificação, autoclaves, caves e engarrafamento. Nele também está inclusa degustação de seis rótulos tradicionais em sala reservada.

Em outro tour, o visitante conhece as instalações da Salton e todo o processo de produção. A degustação ocorre ao final de um labirinto em meio às caves subterrâneas, com vinhos exclusivos e premiados da vinícola, incluindo um inédito no mercado nacional. Para participar é necessário agendamento prévio com número máximo de 12 pessoas.

Se você gosta de vinhos, leia também Enoturismo uruguaio na palma da mão do turista

Deixe uma resposta