Início Cultural 10 razões para conhecer os fiordes na Noruega

10 razões para conhecer os fiordes na Noruega

4017
0
COMPARTILHAR

Os fiordes são grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas. Eles têm origem na erosão provocada pelo gelo. A Noruega tem a maior concentração dessas formações no mundo.

Mas, embora existam fiordes em toda a costa do país, no oeste, na chamada Fjord Norway, a estrutura turística é mais desenvolvida para o turismo internacional. Além das belezas naturais, existem diversas atrações e atividades que estimulam o turismo na região.

Trem histórico de Flåm

Quem visita o vilarejo de Flåm não pode deixar de embarcar em um passeio a bordo do Flåmsbana, trem histórico da região. O trajeto até a estação de Myrdal oferece uma vista maravilhosa dos fiordes e das montanhas.

Um dos pontos altos do passeio é a parada para fotos na cachoeira de Kjosfossen. Ela é uma das atrações turísticas mais visitadas da Noruega. Por esses e outros motivos, o Flåmsbana foi eleito em 2014 pela Lonely Planet como uma das jornadas de trem mais incríveis do mundo.

Fjordsafari

A atividade de Fjordsafari tem muito destaque na região. Uma possibilidade de embarcar nessa aventura também é a partir do vilarejo de Flåm.

Pequenos barcos rápidos levam passageiros para um trajeto inesquecível pelos fiordes Sogne e Nærøyfjord. Com diversas paradas ao longo do caminho, é possível admirar a natureza e os vilarejos locais.

Os guias oferecem muitas informações durante o passeio. Vale conferir os diferentes roteiros para inverno e verão no site do Visit Flåm.

Atlantic Road

A Atlantic Road possui mais de 8 km de comprimento e chama atenção pela sua beleza. Suas curvas fechadas e natureza selvagem fazem com que ela seja considerada uma das melhores estradas para viajar do mundo.

Ela está localizada entre os vilarejos de Kristiansund e Molde, ligando pequenas comunidades costeiras. Em toda a sua extensão existem sete pontes. A mais alta delas, Storseisundet Bridge, impressiona pela arquitetura diferente de qualquer outra, com uma curva bonita que traz uma concepção artística à construção.

Trilhas

Possivelmente as atrações mais famosas da região dos fiordes são as trilhas. Elas levam a pontos icônicos e muito fotografados como a Trolltunga, a Pulpit Rock ou a rocha suspensa de Kjerag.

Esses são apenas alguns dos percursos mais famosos, mas a região tem uma infinidade de possibilidades. Com base na sua experiência e resistência, é possível achar a trilha mais indicada, com cenários de tirar o fôlego.

Mercado de Peixes de Bergen

Na vibrante cidade de Bergen, vale uma visita ao Mercado de Peixes. Você poderá conhecer uma grande variedade de frutos do mar, frutas, verduras e especiarias.

É uma oportunidade imperdível de conhecer e provar os sabores exóticos da Noruega com degustações ou almoços informais nos restaurantes, que servem porções de peixes e cervejas locais. O mercado existe desde o século XIII e está localizado no coração da cidade.

Funicular do Monte Fløyen

Em Bergen, também é possível embarcar em um funicular até o topo do Monte Fløyen e admirar a vista espetacular da cidade. Este é um dos principais atrativos turísticos da cidade. O local possui uma estrutura de cafeteria, loja de souvenirs e restaurante.

Bryggen

Antigo cais de Bergen, hoje o Bryggen concentra muitos restaurantes, estúdios de arte, oficinas de artesanato, boutiques e outros tipos de comércio.

Por ser uma cidade universitária, é uma região muito animada. Além disso, a área foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Para conhecer a história do local, vale a pena visitar o Museu de Bryggen, localizado em um prédio moderno construído na área. O Museu Hanseático também fica localizado na zona portuária, e mantém viva a vida de um mercador do século XVIII.

A arquitetura de Ålesund

A cidade de Ålesund é marcada por um incêndio que ocorreu em 1904 e destruiu cerca de 95% da cidade. Ninguém tem certeza quanto à origem do fogo, que desabrigou mais de 10 mil pessoas.

O fato é que devido a essa tragédia, Ålesund é uma cidade norueguesa muito diferente das outras. Em três anos, ela foi reconstruída.

Profissionais que estudavam arquitetura em diversos países europeus, trouxeram influências do estilo Art Noveau e transformaram completamente a cidade, transformando-a na maior concentração do estilo em toda a Europa.

Para ter uma vista panorâmica de Ålesund, você pode subir os 418 degraus de acesso ao monte Aksla.

Caminhada em geleira

Caminhar por uma geleira e explorar sua vastidão pode ser uma experiência realmente única. Os guias da região estão preparados para fazer diferentes trajetos, dependendo do preparo e da vontade do viajante.

Todo o equipamento necessário também é oferecido pelas empresas locais. Este tipo de passeio está disponível na geleira de Folgefonna (em Jondal), na de Jostedalsbreen (Jostedalen, Briksdalen and Jølster) e na de Hardangerjøkulen.

Cruzeiros

Existem diversas opções disponíveis para quem quer explorar os fiordes através da água, desde embarcações de grandes Cruzeiros que cruzam profundos fiordes à inúmeros itinerários de ferry boats que chegam aos locais mais inóspitos.

Dessa forma, é possível percorrer toda a região no maior conforto, fazendo paradas nos principais vilarejos. A vista a bordo desses navios chega a ser inacreditável.

Uma ótima opção são os navios Hurtigruten, que possuem diversas opções de parada e oferecem a liberdade de optar por diferentes roteiros.

Sobre a Noruega

A Noruega é um país que chama a atenção. Seja pelo famoso bacalhau e paisagens surreais, como os fiordes que oferecem diversas atividades no verão, ou por seu inverno, que encanta aqueles que apreciam o frio ou tem curiosidade pela neve, o local é cada vez mais cobiçado como destino turístico.

Para os adoradores de ambientes naturais, o país é inigualável. As regiões montanhosas, os fiordes formados pelos recuos das geleiras, as florestas e praias, os suntuosos rios e cachoeiras, assim como os vinte e um parques nacionais contribuem para deixar os cenários noruegueses entre os mais impressionantes do mundo. Mais informações: www.visitnorway.com.br

Conheça outros destinos internacionais

Deixe uma resposta