Início Alimentos e Bebidas Vinhos musicados, já ouviu falar?

Vinhos musicados, já ouviu falar?

125
0
COMPARTILHAR

Vinhos musicados fazem parte do menu de restaurantes paulistas como o Don e Salva e Dito, localizados no bairro dos Jardins.

São “safrados”, produzidos em São Roque, cidade próxima de São Paulo, que já abrigou no passado grandes indústrias de bebidas como a Cinzano e a Martini, e produzidos pela Vinícola Bella Quinta.

Vinhos musicados, já ouviu falar

Gustavo Camargo Borges e Bruna Reviglio Góes estão à frente dos negócios há doze anos. Foram eles que trouxeram para o mercado os vinhos musicados.

O vinho é uma matéria viva em constante transformação. É necessário que repouse para que possa oxigenar. Isso faz com que os aromas e sabores se abram melhor na hora de beber. A música age diretamente em toda matéria viva. Através da frequência das notas musicais, é possível entrar em estado de tranquilidade, irritação, concentração, entre outros.

O mesmo efeito recai sobre o vinho. A reação entre o suco e as ondas sonoras deixa o vinho com menos açúcar e o torna mais complexo, profundo e maduro.

Vinhos musicados, já ouviu falar

A música também tem sido utilizada na plantação das uvas, como no Château Palmer, uma das principais propriedades de Bordeaux, que vem experimentando uma caixa de música para testar a teoria de que as ondas sonoras podem ajudar as videiras a florescer.

O experimento é baseado em uma teoria e método idealizados pelo físico e músico francês Joel Sternheimer nos anos 1980. Ele alega que diferentes notas musicais, ou sons em comprimentos de onda variados, podem afetar a síntese de proteínas em plantas. O estudo foi publicado em 1994 pela revista New Scientist.

Vinhos musicados, já ouviu falar

Com base nesses experimentos a Bella Quinta traz a linha musicada assinada por Guarabira, da dupla Sá e Guarabira e Eric Silver, compositor e produtor musical de cantores com Dixie Chicks, Shania Twain, Cindy Lauper, entre outros, com produção limitada.

Os vinhos são amadurecidos na cave pelo período de três meses, e mais o mesmo período “ouvindo” música durante uma hora pela manhã e uma hora pela tarde. Os que trazem a assinatura de Guarabira, são embalados com a música Dona e os assinados por Eric, por Fly.

A vinícola traz ainda a linha de vinho de mesa, tradição que ambos herdaram das famílias, engarrafados ou nos tradicionais garrafões revestidos com palha, que são uma verdadeira obra de artesanato e vinhos finos. A Bella Quinta fica na Estrada do Vinho, 9611 – Canguera – São Roque.

Leia da mesma autora Festival de Alcachofra em São Roque

Deixe uma resposta