Início Destaque Valinhos (SP) realiza Festa do Figo e Expogoiaba em janeiro e fevereiro

Valinhos (SP) realiza Festa do Figo e Expogoiaba em janeiro e fevereiro

1210
0
COMPARTILHAR

A cidade de Valinhos promove a 70ª Festa do Figo, nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro, e a 25ª Expogoiaba nos dias 2 e 3 de fevereiro. Os eventos fazem parte do tradicional Circuito das Frutas. Ele engloba dez cidades próximas que promovem comemorações variadas com as riquezas naturais produzidas na região. Entre elas: morango, caqui, ameixa, pêssego, uva e, claro, figo e goiaba.

Além da gastronomia, símbolo da cidade, Valinhos é conhecida pelo turismo religioso e ecoturismo. O vasto acervo cultural da cidade, que durante o ano de 1732 serviu como importante ponto de parada no caminho entre Jundiaí (SP) e Goiazes (GO), permite ao turista viajar por entre igrejas, ruas e casas dos séculos seguintes. Tudo muito bem preservado.

No evento, é possível experimentar diversas receitas usando as frutas

A programação é totalmente gratuita. A 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba terão dois palcos para receber diversos shows. Os visitantes poderão comprar frutas in natura, vinhos, licores, doces regionais caseiros e sorvetes.

O espaço do evento dispõe de ampla praça de alimentação, parque de diversão, Clube das Mães com muito artesanato, desfile de muladeiros e passeio de bicicleta. Haverá ainda exposição de carros antigos, além de passeios turísticos.

Atividade econômica é fundamental para a região

Informações do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico apontam que a safra de figo 2018/2019 deve chegar a 3,6 mil toneladas. Isso deve movimentar em torno de R$ 9 milhões. A expectativa para a safra de goiaba é de 14 mil toneladas e R$ 60 milhões de faturamento.

Atualmente Valinhos possui 300 mil pés de figo e cada planta produz em média 7,5 engradados de 1,6 quilo cada. Possui ainda 100 mil pés de goiaba espalhados em dezenas de propriedades rurais, especialmente na região da Reforma Agrária, Macuco e Capivari. Cada planta produz em média 40 caixas.

O agricultor Chicão Previtale, um dos maiores produtores de figo da cidade, falou sobre o início da colheita. “O forte da safra acontece mesmo a partir de janeiro, já em plena festa do figo”, disse.

Ele comentou que o mercado interno é muito importante para os agricultores da cidade. Mas o mercado externo, especialmente países da Europa, também pesam muito na balança. “Sabemos que aproximadamente 40% da nossa safra é exportada”, afirmou.

Opção de hospedagem próxima aos eventos

Próximo à Rodovia Anhanguera, principal acesso para a cidade, e ao lado do Shopping Valinhos, o Blue Tree Towers Valinhos se apresenta como boa opção para receber os participantes da Festa do Figo e da Expogoiaba. Para o período, o hotel apresenta pacotes, incluindo duas diárias (de sexta a domingo) e café da manhã. O hóspede ainda é contemplado com uma caixa de figos  como presente para recordar os bons momentos na cidade.

Serviço:

Data: 19, 20, 26 e 27 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro

Horário: dia 19, sábado, a partir das 19h; nos demais dias, das 9h à 1h

Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini

 

Deixe uma resposta