O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural Brasil Rural marca presença, desde outubro, na cidade paranaense de Cascavel. Sob coordenação da especialista e acadêmica Andreia Roque, as atividades incluem estudos de campo para a “Construção da Metodologia de Rede Colaborativa para o Desenvolvimento de Negócios do Turismo Rural em Cascavel”.
A primeira etapa, denominada “Matriz de Autoanálise”, contou com Sandro Marcelo Cobello, especialista em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP. Ele esteve no município para supervisionar a primeira etapa do projeto.
Cobello é responsável pela criação de alguns roteiros. Entre eles a Estrada do Vinho e da Alcachofra, implementadas no município de São Roque, em São Paulo.
O projeto em Cascavel contempla várias dimensões: econômica, social, ambiental e institucional dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com metas globais estabelecidas pela Assembléia Geral das Nações Unidas.
Desde a fundação, o Instituto Brasil Rural trabalha para alcançar o objetivo de uma Metodologia de Rede Colaborativa para o Desenvolvimento de Negócio do Turismo Rural.
No ponto de partida, análise e redesenho dos processos de planejamento estratégico, gestão do conhecimento e capacitação da atividade do turismo rural.
Foi iniciada a construção de um mapa estratégico de formulação e implementação de políticas para o desenvolvimento do turismo rural em Cascavel. Tudo foi feito a partir da realização de estudos e diagnósticos das realidades locais.
Esta metodologia específica permite a construção dos Índices de Desenvolvimento do Turismo Rural, com foco na promoção e no desenvolvimento da competitividade.
Ela inclui análises de viabilidade da promoção e operacionalização da atividade. E busca sistematizar contribuições técnicas relevantes. Leva em conta experiências brasileiras bem-sucedidas, que se fortalecem graças às atividades turísticas, culturais e ambientais do universo da ruralidade. Isso faz parte tanto o agronegócio como a agricultura familiar.
Colegiado multidisciplinar de Cascavel
A produção de informações relevantes sobre o turismo rural representa importante vetor da atuação do Instituto. Ele é constituído por um colegiado multidisciplinar, formado por cidadãos compromissados e profissionalmente qualificados em suas respectivas áreas de atuação.
O objetivo é compartilhar experiências teóricas e práticas, realizando ao longo dos anos trabalhos de campo em programas e projetos de abrangência nacional e internacional.
Andreia Roque, expert e pioneira na área, assegura que “o Instituto Brasil Rural tem como objetivo principal ampliar a contribuição para o desenvolvimento sustentável do turismo rural. Participar e implementar projetos de cooperação técnica”.
Detentora de vasto currículo, que inclui prestação de serviços a organismos internacionais, Andreia Roque é mentora de startups para o desenvolvimento territorial e negócios sociais. “Acredito no turismo como ferramenta de transformação”, enfatiza.