Início Meios de Pagamento Tudo que vc queria saber sobre o Pix  

Tudo que vc queria saber sobre o Pix  

92
0
COMPARTILHAR

Quando a chegada do Pix, rede de pagamentos instantâneos do Banco Central, foi anunciada, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre a sua segurança, receio das fraudes e como vão ocorrer as transações.

Afinal, como será esse processo? O Pix é seguro? Listamos abaixo algumas respostas e dicas do Carlos Netto, CEO da Matera, empresa de desenvolvimento de tecnologia para o mercado financeiro, fintechs e gestão de riscos, que é especialista no assunto.

Como será o pagamento via Pix?

Muitos não sabem, mas para efetuar um pagamento pelo Pix será necessário entrar no seu aplicativo do banco e digitar a sua senha, ou seja, para que um criminoso faça esse processo ele precisará saber a sua senha bancária. É bem diferente do cartão, onde basta apenas ter o número do cartão. Se alguém entrar na sua conta para te fraudar, então provavelmente ele não usará o Pix, já que terá acesso a tudo. Vale ressaltar ainda que para pagar não será necessário o chaveamento (e-mail, telefone ou CPF), apenas para receber.

Dá para estornar pagamentos?

Quando um DOC ou TED é efetuado, não existe estorno de pagamento. O que existe é, se alguma informação estiver errada, o dinheiro volta para a sua conta. Com o Pix será a mesma coisa.

E como ficarão as fraudes?

No boleto, quando se faz a leitura do código de barras, sempre é mostrado o destinatário. O Pix será da mesma forma, havendo um jeito de checar se aquele número de CPF ou telefone que você está enviando o dinheiro são realmente do destinatário desejado. O mesmo vai valer para as leituras de QR Code, e estas valem ter ainda mais atenção! Quando o lojista disponibilizar o QR Code em sua loja, é possível que uma pessoa má intencionada troque o código para aplicar golpes. Por isso, na hora de pagar é preciso estar atento ao destinatário que aparecerá na tela e checar se será mesmo o estabelecimento que você está pagando.

Alguém pode usar minha chave Pix para pegar meu dinheiro?

Não. A chave serve apenas para identificar o recebedor, não para tirar dinheiro da conta de quem estiver pagando. O pagador sempre terá que usar os métodos de autenticação da operação que já usa hoje em seu banco como senha e biometria.

É obrigatório cadastrar uma chave Pix na instituição financeira?

Não é obrigatório, mas é importante fazer. Hoje em dia é comum todos saberem e-mail, CPF e telefone uns dos outros. Por isso é uma boa prática para que outra pessoa não faça o cadastramento das suas informações e receba o dinheiro no seu lugar.

Leia outras matérias com mais informações sobre meios de pagamento

Deixe uma resposta