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Três motivos para investir em energia limpa e renovável

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Segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), de 2015 a 2021, os reajustes no setor chegaram a 114%. Essa crescente se faz presente nas contas dos consumidores brasileiros, impactando não apenas os clientes residenciais, mas também os empresariais. A despesa com energia elétrica pode representar mais de 40% do custo de produção de uma empresa.

No âmbito empresarial, o custo da energia elétrica impacta todo o fluxo – passando da precificação do serviço ou produto oferecido à margem de lucro e, consequentemente, o sucesso do negócio. “A conta de energia elétrica do nosso país está entre as mais caras do planeta. Em 2014, estávamos em 11° lugar no ranking mundial. Em 2020 a situação piorou, e passamos a ocupar o 6° lugar”, aponta o CEO da companhia Elétron Energy, André Cavalcanti. “É urgente repensar a forma de obtenção de energia, tanto pelo âmbito econômico quanto pelo olhar da sustentabilidade”.

O estudo Global Market Outlook For Solar Power 2022-2026, relatório global da Solar Power Europe lançado recentemente em Munique, na Alemanha, mostra que o Brasil, líder na implementação de energia solar na América Latina, deve se tornar um dos principais mercados globais nos próximos anos, podendo atingir 54 GW de capacidade total até 2026. Atualmente são 15,3 GW disponibilizados na matriz de geração nacional.

“Frente a este cenário de aumentos na conta energética e do quanto esse custo representa no orçamento de uma empresa, não faltam motivos para investir em energia limpa. Os estudos mostram o potencial do Brasil em matrizes renováveis, e é crucial acompanhar esta tendência”, explica a analista de gestão da Elétron Energy, Bruna Magnata. A especialista aponta três motivos para o consumidor empresarial investir em energia limpa e renovável no Mercado Livre de Energia.

Redução de custos

“É possível reduzir em até 100% o valor de algumas tarifas na fatura da distribuidora”, ressalta Bruna.

Certificações sustentáveis

Com o uso de energia limpa, há a possibilidade de obter certificações sustentáveis, impulsionando o marketing verde da empresa e cuidando do meio ambiente”, destaca.

Redução de emissão de gases

“O uso de energias renováveis acarreta a redução de emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, se alinhando aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas”, finaliza.

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