Início Artigos A importância do seguro para eventos

A importância do seguro para eventos

99
0
COMPARTILHAR

A importância do seguro para eventos está em oferecer aos segurados a tranquilidade que proporciona em organizar e operacionalizar o evento, amparando possíveis danos que funcionários, prestadores, terceiros e equipamentos venham a sofrer.

A importância do seguro para eventos

A lei diz que na ocorrência de qualquer acidente durante um evento, a responsabilidade é total dos seus organizadores. Isso traz indenizações, custos de reparos e até ações judiciais. Quando você contrata um seguro para seu evento você está transferindo o risco para a seguradora.

O seguro para eventos é a garantia de que os imprevistos que possam ocorrer, não virem prejuízos. Além de amparar vidas e bens materiais, preserva a imagem da empresa responsável pelo evento. A sua contratação é simples, pode ser contratado para eventos particulares como uma festa de aniversário até um mega show.

Quem contrata o seguro para eventos?

Deve ser contratado pela empresa ou pessoa que organiza o evento e quer proteger seu patrimônio e investimento contra as consequências econômicas de imprevistos. Pode ser contratado por pessoa física ou jurídica. Além da empresa que organiza o evento, pode ser contratado por prestador de serviços, promotor de eventos, expositores, promotores de agências, projetistas, fabricantes, montadores, etc. Tipos de Eventos Pode ser contratado para eventos de pequeno a grande porte, como:

  • Corporativos: seminários, congressos, confraternizações, palestras, treinamentos, jantares, almoços, café da manhã, etc.;
  • Esportivos: campeonatos, maratonas, torneios, Olimpíadas, fórmula 1, corridas de rua, etc.;
  • Culturais: peças de teatro, shows musicais, apresentação de dança, circo, etc.;
  • Sociais: formaturas, casamentos, aniversários, batizados, festas juninas, etc;
  • Promocionais: feiras, exposições, lançamentos de produtos e serviços, inaugurações, premiações, etc.;
  • Religiosos: cultos, retiros, shows; eventos de Leilões de Animais: leilões de cavalos e gados.

Como funciona o seguro para eventos?

O local do evento ficará coberto contra eventuais danos e acidentes que possam ocorrer. A cobertura começa desde a montagem e se encerra na desmontagem que se estende a terceiros participantes do evento, além de outras coberturas.

Coberturas disponíveis

Existe uma cobertura básica para eventos que se refere à responsabilidade civil do expositor e organizador do evento. Quer dizer que no caso de alguém se acidentar durante a montagem, desmontagem ou durante o evento, dentro do valor que foi contratado na apólice do seguro, a empresa não precisará arcar com a indenização ou outras despesas, isso ficará em função da seguradora. As coberturas adicionais referem-se a equipamentos e estrutura, e podem variar conforme cada seguradora.

Algumas delas:

– Instalação, montagem e desmontagem; responsabilidade civil: de danos morais; guarda de veículos de terceiros; fogos de artifício; fornecimento de bebidas e comestíveis; para prédios e construções de terceiros; danos ao conteúdo do local de risco; equipamentos eletroeletrônicos musicais e cinematográficos; não comparecimento do artista ou pessoa designada; não utilização do local; objetos e equipamentos em exposição; subtração de valores em bilheteria.

Qual é o valor do seguro para eventos?

O valor é proporcional aos custos de operacionalização do evento, varia conforme as dimensões do evento e as coberturas contratadas. A contratação do seguro para eventos não é obrigatória por lei, mas traz segurança para todos, minimizando perdas e prejuízos.

Artigo de Roberta Oliveira, corretora de seguros e especialista em Gestão de Riscos e Planos de Saúde e proprietária da Real Consultoria em Seguros.
Leia mais notícias sobre o setor de eventos

Deixe uma resposta