Início Cultural Museu Oscar Niemeyer comemora 19 anos

Museu Oscar Niemeyer comemora 19 anos

40
0
COMPARTILHAR

Com mediação e oficina artística presencial, além de uma palestra com professores de Arquitetura, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece aos visitantes, desta segunda-feira (22), uma programação bastante representativa.

Durante o mês de novembro, o MON ficará aberto todos os dias da semana, inclusive segundas-feiras (excepcionalmente). A medida é parte das celebrações do seu 19º aniversário.

“Temos muito a comemorar nesta data”, diz a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika. “Os últimos meses foram de grandes desafios e superações. Após um período fechado devido à pandemia, o museu reabriu ao público, inaugurou 10 exposições grandiosas, além de duas itinerantes, e recebeu uma importante coleção de obras africanas. O MON recentemente voltou a receber grupos agendados e escolas e retomou a realização de mediações presenciais”, afirma.

Maior museu de arte da América Latina em área construída, o MON se consolida como um dos mais importantes do país. Ele abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de coleções asiática e africana.

Nos últimos anos, o acervo triplicou de tamanho. Hoje, conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil para exposições.

Museu Oscar Niemeyer comemora 19 anos

Programação

Hoje (22), acontece mediação presencial na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, com a equipe do Educativo do Museu. Mais tarde, é a vez da oficina artística presencial “Maquetes de Papel”. O ponto de encontro para as duas atividades é em frente à bilheteria do MON (Vão-livre) e não é necessário fazer inscrição antecipadamente.

O museu realiza a palestra “Equipamentos Culturais do Século XXI: Museu Oscar Niemeyer 2002-2021”. A atividade será realizada no miniauditório e terá a participação dos professores de Arquitetura, Juliana Suzuki e Rodrigo Sartori Jabur.

Museu Oscar Niemeyer

Patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, o MON abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional. Seus principais patrocinadores são empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Leia também Museus pouco conhecidos em São Paulo são ótima opção de passeio

Deixe uma resposta