Início Entidades de Classe Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, recebe o título de cidadão fluminense...

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, recebe o título de cidadão fluminense e a Medalha de Mérito Pedro Ernesto no Rio de Janeiro

93
0
COMPARTILHAR

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, Manoel Linhares, recebeu ontem (27/06), no Hotel Fairmont, na cidade do Rio de Janeiro, o título de cidadão fluminense, concedido pela Assembleia Legislativa do estado, juntamente com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, maior honraria da Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, pelo trabalho desenvolvido na defesa de pautas que estimulem o setor de turismo brasileiro, em especial para o Rio de Janeiro, onde a atividade tem forte impacto econômico.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, recebe o título de cidadão fluminense e a Medalha de Mérito Pedro Ernesto no Rio de Janeiro

Com a presença de autoridades municipais e estaduais, como o deputado Otávio Leite, o deputado Marcio Pacheco, novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o presidente da Turisrio, Sergio Ricardo de Almeida, o secretário de Turismo do município, Antônio Mariano, e do Padre Omar, reitor do santuário Cristo Redentor, a sessão foi mediada pela vereadora Tânia Bastos, vice-presidenta da Câmara dos Vereadores, representando o vereador Carlos Caiado.

“Fico muito feliz e emocionado de receber esse reconhecimento como cidadão fluminense. Será mais um estímulo para continuar trabalhando para mostrar à sociedade e às autoridades a importância do turismo para geração de emprego e renda por todo o país, em especial, no Rio de Janeiro, um dos símbolos do nosso país e que por isso atrai muitos turistas internos e estrangeiros”, destacou Linhares.

O deputado estadual Otávio Leite destacou que sua aproximação com o setor de turismo vem desde o seu primeiro mandato como vereador, em 1992, quando começou a entender a importância da hotelaria para a atividade.

“Receba o título de cidadão fluminense não apenas como um reconhecimento pelo seu trabalho, mas também como fonte de inspiração para continuar nessa jornada em prol da hotelaria e do turismo brasileiro. Parabéns a todos que oferecem essa justíssima homenagem ao presidente da ABIH Nacional”, afirmou o deputado.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, recebe o título de cidadão fluminense e a Medalha de Mérito Pedro Ernesto no Rio de Janeiro

Em seguida, o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido por Manoel Linhares que deu maior protagonismo ao setor hoteleiro, sempre trazendo para discussão, com as autoridades competentes, temas relevantes para os hoteleiros do país.

“Todos nós somos baixinhos, porque ele tem uma grandeza ímpar. Todos reconhecem seu prestígio, liderança, dinamismo e poder de articulação na defesa das causas do setor. Reunir empresários por um objetivo comum e trabalhar por um ambiente regulatório mais propício para o segmento é um desafio que ele vem enfrentando com maestria. A hotelaria nacional e a sociedade como um todo só têm a ganhar com líderes que entendem a relevância dos meios de hospedagem para atividades diretas e indiretamente ligadas ao turismo, pois elas contribuem para os cofres públicos e ajudam a posicionar o Brasil entre os principais destinos turísticos mundiais”, disse o presidente da ABIH-RJ.

Também presente à homenagem, Padre Omar, reitor do santuário Cristo Redentor e amigo pessoal de Linhares, destacou os números de um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o impacto econômico da atração turística mundialmente conhecida.

“O monumento gera 96 milhões de reais em tributos e seu impacto para o estado é de um bilhão e meio de reais. São dados científicos. É importante ressaltar também que essa homenagem acontece junto às comemorações de 90 anos do Cristo Redentor. Muitos não sabem, mas Manoel Linhares foi seminarista e se não tivesse conhecido sua linda esposa, talvez fosse até cardeal hoje. Então, a gente tem a alegria de poder, debaixo do Cristo Redentor, invocar suas bênçãos e sua força que nos ilumina a todos, abençoando sua trajetória, sua vida e o trade turístico que é lutador, resiliente e forte”, completou o reitor.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, recebe o título de cidadão fluminense e a Medalha de Mérito Pedro Ernesto no Rio de Janeiro

Em sua participação, Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, ressaltou a atuação da ABIH Nacional para aprovação da Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“Queria em primeiro lugar agradecer seu trabalho incansável na aprovação do programa, fundamental para a retomada dos eventos, e seu empenho na presidência da ABIH Nacional, entidade que representa um dos setores mais importantes para o turismo, a hotelaria”, destacou Sérgio Ricardo.

Segundo o presidente da TurisRio, o governo estadual vem realizando também campanhas de divulgação em São Paulo, Brasília, Minas Gerais que ajudaram a gerar uma ocupação e tarifas recordes no Carnaval fora de época, em abril.

“Esses resultados são fruto de um trabalho conjunto. O Rio de Janeiro merece ter você como cidadão fluminense. Você é amigo do Rio, tem uma trajetória impecável e merece todas as homenagens. Seja muito bem vindo ao Rio de Janeiro. Parabéns, Manoel Linhares, pela sua trajetória, você merece esse reconhecimento”, completou o presidente da TurisRio.

O deputado Márcio Pacheco, recém-eleito para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro também esteve presente na homenagem a Manoel Linhares e destacou o trabalho do governo Cláudio Castro na recuperação econômica do estado e como isso contribui para melhorar os números do setor.

“O Rio de Janeiro está recuperando seus empregos e melhorando seus índices de segurança pública e, certamente, isso tem ajudado a melhorar a vida do cidadão fluminense, a economia e os números do turismo como um todo, mas em especial da hotelaria que vem atingindo altas taxas de ocupação”, destacou, para em seguida, render homenagens ao presidente da ABIH Nacional.

“No apelido, você pode até ser baixinho, mas é um gigante na estatura do trabalho que desempenha para o turismo e a hotelaria brasileira, em especial, por sua imensa capacidade agregar. Não é à toa que você esteja no seu terceiro mandato nessa função, isso é muito importante”, completou.

Leia também Hotelaria nacional comemora o cancelamento da votação da PEC 110

Deixe uma resposta