Início Artigos Lições que a Copa do Mundo e o futebol podem ensinar para...

Lições que a Copa do Mundo e o futebol podem ensinar para as empresas

278
0
COMPARTILHAR

Quem gosta de um bom jogo de futebol e, especialmente, das grandes partidas como as que estamos vendo na Copa do Mundo, certamente está aproveitando a realização da competição, que acontece a cada quatro anos.

Assistir a esses jogos não se resume apenas em diversão, confraternização com amigos, contemplação de belas jogadas e a oportunidade de acompanhar o desempenho de grandes jogadores, as táticas e estratégias definidas pelos técnicos ou a emoção que envolve torcedores do mundo inteiro.

O futebol, especialmente durante uma Copa do Mundo, pode trazer lições incríveis para as empresas, seja qual for sua área de atuação ou o seu tamanho. A primeira delas se relaciona à importância de definir um planejamento e de uma estratégia para percorrer o caminho desejado.

Enquanto na Copa, as seleções precisam planejar e estruturar de que maneira vão atuar para chegar à final e se tornarem campeãs do mundo, as empresas precisam definir planos e estratégias para alcançar um bom faturamento e lucratividade.

No caso da Copa do Mundo de futebol, os técnicos têm a oportunidade de escolher, entre os jogadores nascidos em determinado país, ou naturalizados, aqueles considerados os melhores em cada posição. O objetivo é formar um time em que as características se completem para formar um grupo coeso, que saiba trabalhar em grupo e, ao mesmo tempo, consiga se valer das habilidades individuais.

No universo empresarial, vemos o mesmo. As equipes de RH e líderes de cada setor devem organizar processos seletivos e escolher os melhores profissionais para integrar suas equipes. É desejado que eles saibam trabalhar em grupo, combinem suas melhores características e usem assim suas habilidades individuais para entregar os melhores resultados.

A Copa do Mundo também pode levar às empresas uma mensagem importante a respeito da importância da adaptação. Ao reunir equipes de diferentes países em uma região específica, torna-se necessária a adaptação à cultura local e ao clima, por exemplo. Dentro das empresas, saber se adaptar é imprescindível.

É importante saber conviver com diferentes costumes, aprender a executar uma tarefa específica de maneira diferente, adequar-se à ausência repentina de um colega de trabalho que precisou se ausentar, acostumar-se a uma nova posição em caso daquela tão esperada promoção, habituar-se à chegada de uma nova chefia, entre outros pontos.

Outro ensinamento que podemos trazer para o mundo corporativo tem relação com o gerenciamento da ansiedade e das expectativas frente à performance dos profissionais e resultados que podem ser alcançados. Durante uma competição como a Copa do Mundo é comum que comissões técnicas, jogadores e torcedores se sintam ansiosos e mantenham dessa forma uma alta expectativa quanto ao que os jogadores, especialmente as estrelas de cada grupo, podem fazer, resultados que podem ser alcançados nos jogos e avanço às fases finais do mundial.

Não é diferente no dia a dia das empresas. Estamos sempre ansiosos e esperando que os profissionais possam ter êxito nas negociações, que possam alcançar excelente desempenho em suas tarefas e, com isso, contribuir para que a empresa possa atingir ou superar as metas traçadas lá no planejamento.

Claro que é possível tirar muitas outras lições de um evento como a Copa do Mundo de Futebol. Questões relativas à organização do evento e das equipes, logística, segurança e prevenção de riscos, incentivo à diversidade e à sustentabilidade, estímulo à criatividade, aperfeiçoamento de lideranças, motivação de equipe, reconhecimento de habilidades e superação de desafios são apenas mais alguns dos pontos que poderiam ser analisados.

Vale a pena curtir as disputas e admirar o talento de tantos jogadores, que estão deixando sua marca na história, mas também vale olhar para todos os acontecimentos desse evento grandioso com uma visão profissional e tirar ensinamentos valiosos, que podem fazer a diferença na operação da sua empresa no futuro. Aproveite!

Artigo de Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
Leia também Copa do Mundo impulsiona eventos corporativos de final de ano