Início Destinos Lençóis Maranhenses encantam com suas dunas, mangues e lagoas

Lençóis Maranhenses encantam com suas dunas, mangues e lagoas

385
0
COMPARTILHAR

Os Lençóis Maranhenses ficam no litoral do estado e compreendem os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Sendo o último, o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.

Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio Preguiças. São 155 mil hectares de paisagens deslumbrantes, com dunas de 40 metros e lagoas de água doce e cristalina.

O parque é considerado uma formação geológica rara no planeta, apresentando um ecossistema único e riquíssimo. As dunas chegam do litoral adentrando em até 25 Km da costa. As inúmeras e límpidas lagoas se formam no período chuvoso que vai de dezembro até abril.

Passeio para o Circuito Lagoa Bonita

A melhor época para se visitar os Lençóis é de maio até o início de outubro. Nos meses de junho e julho, as lagoas estão cheias e indicadas para mergulhos. Mas isso não quer dizer que o Parque não ofereça atrações durante os outros seis meses do ano. O convívio com a cultura e comunidades locais, entretenimento e aventura nas dunas do Parque é o que não faltam.

Lençóis é um verdadeiro paraíso natural. Sua singularidade atrai turistas do mundo inteiro dispostos a encarar  caminhadas pelos areais, de se emocionar com cenários de deslumbrante beleza e se deliciar com mergulhos nas águas cristalinas. O convívio com as comunidades locais também proporciona um intercâmbio muito rico de experiências. Um espetáculo que dificilmente vai se apagar de sua memória.

Mangues, restingas e dunas fazem parte da paisagem do parque

O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. O parque foi criado com a finalidade de “proteger a flora, a fauna e as belezas naturais, existentes no local.”

Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um exponente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. Sua grande beleza cênica, aliada aos passeios pelos campos de dunas e à possibilidade de banhar-se nas lagoas, atraem turistas de todo o mundo, que visitam o parque durante o ano inteiro.

Deixe uma resposta