Início Eventos IV FBGA – Painel de turismo sustentável

IV FBGA – Painel de turismo sustentável

169
0
COMPARTILHAR

O painel com o maior público do IV FBGA foi o do turismo sustentável, organizado e mediado por Bruno Omori, presidente do IDT-CEMA, que iniciou a apresentação destacando os 3 pilares  ESG, Social, Ambiental e Econômico, e enfatizando que sem a criação de sinergia entre eles não existe turismo sustentável.

IV FBGA – Painel de turismo sustentável

Foram destaque também cases internacionais como Nevada, que integra o Grand Canyon, com a grande represa e área de preservação, com a cidade de Las Vegas no deserto, mas recebendo água em abundância que com suas grande fontes e piscinas já aumentou relativamente o clima desértico original e, além disso, tem o maior CVB do mundo, com mais de 500 colaboradores, captando eventos de todos os segmentos na cidade de maior oferta de unidades habitacionais hoteleiras do planeta, e assim os jogos representam 45% das receitas e 55% com os eventos, turismo, esporte, compras e gastronomia.

Abertura do Painel

IV FBGA – Painel de turismo sustentável

Omori enfatizou que para fazer turismo sustentável, é preciso de diversidade, assim como de conhecimentos multidisciplinares. “Por isso que no painel temos lideranças do setor público, de regionalização, acessibilidade, certificação verde, hoteleiros, atrativos turísticos, tecnologia e insumos”, afirmou.

O Prefeito de Monte Alegre do Sul e Presidente do Consórcio do Circuito das Águas Paulista, Edson Rodrigo, apresentou a força da regionalização com projeto de relevância de recolhimento de resíduos e reciclagem nas 9 cidades, e abordou também a força de promoção do turismo em conjunto e da demanda de implementar as 17 ODS da ONU. Sérgio Franco, diretor da Rede dos Sonhos de Hotéis, apresentou o case de sucesso dos 4 hotéis e do Instituto, com a implementação de produtos 100% sustentáveis e acessíveis que além de atenderem aos pilares ESG, receberam prêmios internacionais que ajudaram a ter assim uma das melhores taxas de ocupação média do Brasil.

Vinicius Finco, da São Carlos Móveis, trouxe cases implementados em redes internacionais e hotéis independentes de produtos como tapetes 100% produzidos com garrafas pet reciclados que mantém a temperatura agradável e são antiácaro. Edison Passafaro, da ABNT, explanou sobre a importância do turismo ser acessível e respeitar o desenho universal para atender mais de 40 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, e apresentou cases internacionais de turismo de aventura para PCD em países da Europa e America do Norte. Mauricio Rocha, da AUTICOMP, apresentou cases de como a tecnologia melhora a produção, diminuindo assim o uso de materiais e influenciando positivamente a formação de profissionais e da sociedade, e um aplicativo de interação gamificado com alunos sobre preservação e sustentabilidade, onde a criança aprende jogando seu game preferido.

Cibele Dib, da Associação de Hotéis e Restaurantes de Serra Negra (ASHORES), expôs a força do associativismo para implantação de ações sustentáveis em parceria de fornecedores, governo e empresários. Rogerio Iório, do IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, apresentou cases de Neutralização de Carbono da Feira EXPOTEL, da SETUR-SP, de cidades com São Roque, do Porto do Rio de Janeiro, assim como a implantação do Selo Eco Responsável em redes como a Travel Inn, Bourbon e Atrio, com retornos além do social e ambiental, inclusive de mídia espontânea e aumento de faturamento.

Foram realizadas visitas técnicas do IDT-CEMA na Rede dos Sonhos (Hotel Fazenda Terra dos Sonhos e Colina dos Sonhos) do hoteleiro José Fernandes, onde seus integrantes puderam assim conferir a implementação de energia sustentável, coleta seletiva, horta orgânica, acessibilidade em todas as Uhs, áreas comuns e até nos atrativos de turismo de aventura, além de programas de qualificação com os colaboradores, ações de compostagem e de geração de arte através do uso de materiais reciclados.

Leia mais sobre o setor de eventos