Início Aviação GOL realiza o primeiro voo técnico com o Boeing 737 MAX

GOL realiza o primeiro voo técnico com o Boeing 737 MAX

316
0
COMPARTILHAR

Depois da autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a GOL realizou com sucesso no dia 26 de novembro, seu primeiro voo técnico com o Boeing 737 MAX.

Assim, a Gol foi a primeira companhia aérea que decolou a aeronave no mundo com todos os requisitos de atualização incorporados, após a revogação da suspensão pela FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês) e pela ANAC.

O processo demorou cerca de dois anos e a validação das mudanças no projeto foi feita pela agência brasileira após a aprovação da autoridade certificadora, a norte-americana FAA.

A retirada das restrições à operação do 737 MAX no Brasil aconteceu depois de a ANAC concordar com a avaliação da FAA de que todos os elementos técnicos e regulatórios necessários para solucionar as questões de segurança foram cumpridos.

A Diretriz de Aeronavegabilidade da FAA, divulgada no último dia 20, também foi adotada pela ANAC e tem vigência automática no Brasil, devendo ser assim cumprida de imediato pelos operadores aéreos que pretendem operar o modelo. Hoje, apenas a Gol possui aeronaves Boeing 737 MAX no País.

O voo operacional contou com representantes da ANAC e da Boeing a bordo, e foi comandado por pilotos da GOL recentemente treinados nos Estados Unidos, sempre de acordo com as novas recomendações das autoridades aeroportuárias.

A companhia ressaltou ainda que, nos próximos dias, como um dos requisitos exigidos antes da retomada ao serviço do Boeing 737 MAX, serão realizados voos técnicos sem passageiros com cada uma das 7 aeronaves da companhia.

Por deliberação própria e em linha com sua cultura de excelência em segurança, a GOL optou por exceder aos requisitos regulatórios e realizará múltiplos voos técnicos adicionais ao recomendado. Apenas após os testes, o retorno do Boeing 737 MAX à operação da companhia ocorrerá de forma progressiva ao longo das próximas semanas.

Leia mais informações sobre o setor de aviação no Brasil e no mundo

Deixe uma resposta