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Como se comunicar melhor nos canais digitais

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Com todas as mudanças causadas pela pandemia, os negócios e serviços digitais estiveram em destaque e devem permanecer resolvendo as demandas do ‘novo normal’. Algumas empresas já estavam integradas no on-line, outras tiveram que se adaptar rapidamente e buscar soluções.

A comunicação nesses canais pode ajudar ou atrapalhar a reputação dos negócios, por isso a necessidade de investir nessa área, treinar a equipe e criar uma postura de acordo com o público-alvo.

“Tratar pessoas como pessoas, sempre. Seja no B2B, B2C, em atendimentos presenciais ou digitais. Se tratamos pessoas como pessoas, todos os cuidados se tornam mais fáceis de serem praticados”, é o que destaca Matheus Jacob, economista com formação internacional em Liderança, Comunicação, Retórica e Persuasão.

Para ele, alguns cuidados essenciais devem ser levados em consideração na hora de se comunicar com a audiência, já que tudo comunica, como por exemplo:

– Evitar erros de ortografia, falta de pontuação e abreviações desnecessárias;

– Organizar os atendimentos para preservar a agilidade, diminuindo as longas esperas;

– Fugir dos excessos, seja de informalidade e até de intimidade;

– Não confundir casual ou informal com amadorismo.

“Carisma e excelência na comunicação, essas são as bases do atendimento humanizado, não importa a plataforma. Hoje, todos os negócios são o que chamamos de H2H (human to human), ou seja, de pessoas para pessoas. É fundamental sabermos ser atenciosos, respeitosos e inclusivos em todos os contatos com os clientes”, explica Jacob.

Nesse sentido, conhecer à fundo o público, para quem está comunicando, é de extrema importância para uma comunicação eficiente.

Outro ponto indispensável é disponibilizar continuamente treinamentos e atualizações para a equipe, visando estabelecer a linguagem e a linearidade da comunicação do negócio. “A base da educação corporativa passa pela teoria e pela prática. Por isso, mostrar para os colaboradores os principais erros e acertos cometidos (sem necessariamente identificar o colaborador), trazer formas adequadas de agir e ter tempo para praticar, são os pontos fundamentais para treiná-los”.

Com essas práticas em dia, é possível amenizar ou até erradicar os erros de comunicação nos canais on-line, pois em alguns casos pode ser fatal e causar grandes problemas organizacionais. “Nós deixamos de frequentar ou consumir em estabelecimentos onde somos mal atendidos, isso vale também para as plataformas digitais”, finaliza.

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