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Começa a 33° Jamaica Product Exchange (JAPEX) em Montego Bay

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Do dia 11 a 13 de setembro, o JAPEX acontece no Centro de Convenções de Montego Bay, a capital de Saint James Parish, na costa norte da Jamaica. Seu objetivo é fortalecer o turismo do país insular que é uma monarquia constitucional e tem como rei – Carlos III da Inglaterra e como primeiro-ministro o jamaicano Andrew Michael Holness.

O Jamaica Product Exchange – JAPEX reúne cerca dos 200 dos mais importantes fornecedores da indústria do turismo do país. Serão dois dias de consultas pré-agendadas, atacadistas, operadores turísticos e agentes de viagens para negociações comerciais.

As capacitações e o painel de discussões ficaram concentrados no dia 11. Nos dias 12 e 13 de setembro haverá reuniões agendadas durante todo o dia e rodadas de negócios.

O JAPEX é uma oportunidade para fornecedores do trade turístico, assim como compradores, fornecedores de tecnologia e marketing, redes sociais, mídias e anunciantes (revistas, portais e sites especializados),  entre outros prestadores de serviços gerais, mas também é uma oportunidade de reciclagem, já que o evento promove capacitações e painéis de discussões.

O networking é importante também para os expositores e visitantes, afinal é o evento mais importante da indústria de turismo da Jamaica. Centro de Conferências de Montego Bay venceu dez vezes o World Travel Awards como o Principal Centro de Reuniões e Conferências do Caribe.

Começa a 33° Jamaica Product Exchange (JAPEX) em Montego Bay
Robin Russell, Presidente da JHTA – Jamaica Hotel and Tourist Association (JHTA)

Donovan White, diretor de turismo da Jamaica abriu a manhã de capacitações da JAPEX falando sobre os avanços do país que 2023 até agora em comparação entre janeiro e agosto com o ano anterior teve um aumento de 29,7% de chegadas via aeroportos e em cruzeiros a circulação chegou a ter 81% a mais, ambos refente a 2022.

Quem mais visita a Jamaica são os americanos, representando 72%, seguido pelo Canadá, sendo 13,50%, muito atrás o Reino Unido, Caribe, América Latina e Ásia.

Donovan White ainda destacou a importância da diversidade das companhias aéreas que chegam ao país, assim como as conexões e a importância de expandir o tráfego aéreo.

E pontuou a importância de novos voos para atrair turistas da América Latina, India, Oriente Medio, Japão, West Africa, Norte e Oeste da África. E prevê um investimento de 70 milhões de dólares americanos para aumentar o Montego Bay’s Sangster Internacional Airport.

A hotelaria deve estar pronta para receber os novos turistas, entre dois e cinco anos a Jamaica deverá receber 8 mil novos quartos e entre 10 e 15 anos serão um total de 20 mil.

White não deixou de fora o marketing e citou investimentos no site do destino, assim como um novo vídeo institucional, e  o calendário oficial de eventos da Jamaica: o próprio JAPEX, Jamaica Food e Drinks Festival, Treasure Beach Food, Rum e Reggae Festival, Annie’s Revenge, Rum Festival, que ainda ocorerão este ano.

De janeiro a julho terão o Rebel Salute, Reggae Month, Blue Mountain , Coffee Festival, Carnival in Jamaica,  Calabash Festival e Reggae Sumfest.

Começa a 33° Jamaica Product Exchange (JAPEX) em Montego Bay
Donovan White, diretor de turismo da Jamaica

Robin Russell, Presidente da JHTA – Jamaica Hotel and Tourist Association (JHTA), elogiou o destino que recebe o JAPEX, Montego Bay, por possuir uma estrutura para receber os visitantes, além das belezas naturais, tem hotéis, resorts, aeroporto, restaurantes, entretenimiento e shopping.

Nicola Madden-Greig que é diretora de marketing e vendas do The Courtleigh Hospitality Group, presidente do Hotel Caribbean Hotels e da Tourism Association palestrou sobre as oportunidades de destino, visando o mercado de saúde e bem-estar. Ele explicou que a saúde está relacionada com uma boa alimentação, com a escolha de produtos saudáveis, mas que o bem-estar no turismo vai além do SPA, e começa com atrativos que causam sensação de paz.

Segundo Madden-Greig a Jamaica tem muitos atrativos que envolve a natureza, como trilhas, o turismo de praia e sol,  montanhas e visitas a comunidades que mantém-se relacionada com a natureza, seja para aprender sobre a cultura, medicamentos e alimentação.

Madden-Greig acredita que depois da pandemia houve muitas mudanças no turismo e que os viajantes estão mudando, que 21% dos viajantes globais viajam atualmente por motivos de saúde e bem-estar, de acordo com a pesquisa Tendências de Viagens de 2022 da rede de viagens de luxo Virtuoso, realizada em conjunto com a YouGov.

Seguinte no tema do turismo de bem-estar na Jamaica, Kyle Mais – presidente da Jamaica Inn, vice-presidente JHTA, Chairman Cast, subiu ao palco e também reforçou a mudança de comportamento da sociedade pós pandemia e a busca por destinos que promovem bem-estar.

Kyle Mais enalteceu a relevância dos cuidados com a saúde mental, física, espiritual e ambiental , citou que a Jamaica têm  belas praias e cachoeiras, nascentes de água mineral, e sugeriu que o turista visite St. Thomase,  Milk River em Clarendon, as florestas e reservas naturais para caminhadas e meditação e os inúmeros retiros de yoga e centros de bem-estar do país. Assim como  as ervas e os remédios tradicionais jamaicano, as curas dos quilombolas e dos indígenas, devido ao vasto conhecimento sobre plantas e ervas. E citou o interesse do turista pela religião rastafári.

Começa a 33° Jamaica Product Exchange (JAPEX) em Montego Bay
Centro de Conferências de Montego Bay venceu dez vezes o World Travel Awards como o Principal Centro de Reuniões e Conferências do Caribe

Quem é a diáspora? Foi o assunto do Philip Rose, diretor adjunto de Turismo da Jamaica Tourist Board nos EUA. E numa apresentação muito breve, deixou sua mensagem do dever de respeito ao povo jamaicano.

O primeiro Painel de Discussão abordou a estratégica para marketing do destino na era digital: Kris DaCosta – JTB Gerente de Marketing de Destino,  Wendy Glass – MD da Accenture Song e líder da equipe de contas JTB, Dean Challis – chefe global de mídia da Accenture Song, e Issia Thelwell –  executiva de vendas e marketing de Ultralixe Tourism e Hospitality debateram por uns 20 minutos e abriram para perguntas.

A Inteligência Artificial em Viagens e Turismo foi o capacitação do Jatinder Singh, chefe global de dados e análises da Accenture Song. Singh explicou como pode adiantar a produtividade, mesmo na arquitetura, no trabalho diário com o mundo virtual, desde de uso de plataformas streaming para leitura de preferências,  reconhecimento fácil e de voz, leitura de objetos, identificar um objeto para compra, como o uso da IA no auxílio a educação, na história, gramatica. Ou ter a própria assistente como a Alexa da Amazon.

Jatinder Singh apresentou um exemplo, que era a campanha de publicidade de uma companhia aérea, que utiliza do IA desde o processo de busca de identidade do público, como em reduzir gastos da campanha conseguindo produzir parte num Studio e poder alterar ou personalizar com a IA.

A inteligência artificial pode auxiliar em qualquer área dentro da indústria do turismo, no B2B e B2C, desde verificação de fraude cartão de crédito, plataformas de reservas, campanhas, ilustrar um roteiro, mapas de destino, entre tantas possibilidades.

Texto e fotos de Mary de Aquino
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