Início Cultural Chapada Diamantina terá uma galeria de arte contemporânea

Chapada Diamantina terá uma galeria de arte contemporânea

145
0
COMPARTILHAR

A partir de 11 de abril de 2022, Dia da Chapada Diamantina, a região terá uma nova opção de roteiro cultural. É a VB Galeria de Arte Contemporânea. Situada aos pés do Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada, a VB Galeria faz parte da Villa Barriguda, um novo empreendimento turístico em Campos de São João.

Chapada Diamantina terá uma galeria de arte contemporânea

A galeria abre suas portas com a exposição coletiva “Gênesis”, composta por cinco artistas: Muricy, Dida Murta, Marco Lima, Rodrigo OMG e Donato. Com curadoria de José Félix, idealizador e sócio do empreendimento, a mostra apresenta forte presença da arte urbana. As obras que contemplam elementos naturais, por meio das linguagens contemporâneas com base no grafite e em ilustrações feitas de nanquim.

Instalada em uma área verde de 15 mil m², a Villa Barriguda está estrategicamente posicionada entre dois importantes destinos turísticos da região: a cidade de Lençóis e a cidade de Palmeiras, onde fica o Vale do Capão.

“Estamos em um lugar de fácil acesso. Por onde praticamente todos os turistas passam enquanto visitam pontos turísticos famosos como o Morro do Pai Inácio, Poço do Diabo, as grutas da Pratinha e da Lapa Doce e muitos outros”, comenta José Félix.

A galeria possui duas salas internas, terraço e uma agradável área externa. “Queremos receber obras e coleções em múltiplas linguagens, principalmente de artistas em ascensão, tornando a VB Galeria parte do circuito de galerias do estado da Bahia.” complementa Maurício Cerqueira, sócio do empreendimento.

Em breve, será inaugurada uma loja com artigos produzidos pela Villa Barriguda e pelos artistas que por ela passam, como camisetas, bolsas, canecas, ímãs, adesivos, cartões postais, pôsteres, livros, guias, além de produtos legítimos da Chapada Diamantina.

Chapada Diamantina terá uma galeria de arte contemporânea

A Villa Barriguda

A Villa Barriguda é uma hospedagem que será inaugurada em breve. Moderna e totalmente integrada à natureza, dispõe de espaços especiais que inspiram momentos de relaxamento, contemplação e privacidade. Sua concepção partiu de um casal franco-brasileiro que desejava trazer ao interior da Bahia uma experiência turística com serviços inovadores e princípios sustentáveis.

Campos de São João é um povoado com menos de mil habitantes, clima de interior e povo acolhedor. Suas ruas de pedras e casarões antigos ajudam a contar a história cultural da Chapada Diamantina, especialmente pela presença de um trecho da Estrada Real, por onde a Coroa Portuguesa escoava o ouro do interior da Bahia em direção a Rio de Contas, no século XIX.

Chapada Diamantina

11 de abril é celebrado o Dia da Chapada Diamantina. A data faz parte do calendário oficial de eventos do Estado da Bahia desde 2018, como reconhecimento da relevância da região para a Bahia.

Destaque no cenário turístico nacional e internacional, a Chapada Diamantina está entre os principais destinos do nordeste. Seus cenários naturais exuberantes formados por morros, rios, cachoeiras, grutas e cavernas são convites imperdíveis para visitantes que buscam o turismo de natureza e também o turismo cultural.

Da arte rupestre aos shows musicais, as charmosas cidades no entorno do Parque Nacional apresentam excelentes opções de passeios e programações culturais, desde festas e manifestações tradicionais, até eventos ligados à dança, teatro e cinema, além  de museus e exposições de artes visuais.

Serviço

Abertura da V/B Galeria / Exposição Gênesis

Quando: 11 de abril a 11 de agosto de 2022

Horário: segunda a sábado, das 16h às 18h

Onde: Villa Barriguda, Campos de São João – Palmeiras – Chapada Diamantina, Bahia;

Quanto: gratuita

Instagram: https://www.instagram.com/vb_galeriadearte/

Leia também Onze parques nacionais de tirar o fôlego

Deixe uma resposta