O turismo em Andradas está em expansão. A cidade está se preparando para alçar novos voos. Nesse momento em que o turismo está em evidência no país, o município se empenha em abrir portas para que os profissionais do segmento possam colocar o destino nas prateleiras das agências de viagem.
Andradas tem capacidade de reunir e agradar públicos de diversas idades e estilos. Além de ser reconhecida como a Terra do Vinho – o turismo em Andradas é reconhecido por receber centenas de interessados nesse tema, a cidade conta também com a presença dos apaixonados por aventura e experiências espirituais.
Turismo e Andradas também é Aventura
O município de Andradas é cercado por belezas únicas. São montanhas, rios, mata nativa e dezenas de cachoeiras, sendo várias ainda inexploradas. Com tantas opções são muitos os turistas que buscam o ecoturismo na região.
A Pedra do Elefante, que tem esse nome por sua aparência lembrar um elefante de perfil, pode ser vista de vários pontos de Andradas. Famosa entre os adeptos do Trekking – atividade física ou aeróbica que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais buscando maior contato com a natureza – e Escalada.
Com 1.327m de altitude, em meio a natureza preservada, a Pedra do elefante é considerada o cartão postal do município. Na cidade estão ainda a Pedra do Pântano, ideal para quem gosta de praticar Rapel, e a Pedra da Cruz que em seu trajeto conta com cachoeiras e córregos, além da floresta.
O Pico do Gavião é sem dúvida o mais procurado. Localizado a 1.663m acima do nível do mar, é reconhecido mundialmente por ser o lugar perfeito para a prática do voo livre.
Com infraestrutura completa gerenciada pela Fly Brasil, escola de parapente proprietária da área e sediada no topo do pico, oferece aos visitantes a experiência de voo, além de cursos avançados e básicos, lanchonete, estacionamento, banheiros, área infantil e loja com o que há de mais novo no mercado mundial de equipamentos para voo livre.
São doze rampas de decolagem que se dividem por pontos diferentes do pico. O local recebe competições anuais que contam com a participação de brasileiros e estrangeiros apaixonados pelo esporte.
Para chegar ao Pico do Gavião as opções são ir por Andradas, que conta com um percurso de 25km ou via Águas da Prata 17km. A estrada é pavimentada e com qualquer veículo é possível fazer o trajeto.
A vista panorâmica faz com que a visita ao Pico seja obrigatória e convida praticantes de outro esporte, o ciclismo. Em grupo ou sozinhos, é comum ver na estrada pessoas pedalando sem se abater com as montanhas íngremes. Para muitos é um momento de se superar e quebrar limites até então desconhecidos.
Peregrinação
Quando o assunto é superação, não se pode deixar de mencionar os peregrinos. Andradas é uma das cidades que possui localização privilegiada e recebe diversos participantes de rotas de peregrinação como a Rota das Capelas e a Rota dos Peregrinos (Caminho da Fé), que liga as cidades de Tambaú a Aparecida do Norte (SP).
Distribuídos em diversos pontos da cidade estão os estabelecimentos que “cadastrados” nos roteiros de peregrinação. Ali os peregrinos podem parar e carimbar o seu ‘Passaporte da Fé’ – o carimbo oficial é a `prova de que ele passou pela cidade e por aquele local.
Um desses pontos é o Andradas Palace Hotel, localizado no centro da cidade, o hotel está passando por diversas reformas e modernização. Ideal para hóspedes corporativos, de férias ou em peregrinação, o café da manhã está incluso nas diárias e o visitante tem a comodidade de farmácias, restaurantes e lojas ao lado do hotel.
Trilhas alternativas e imperdíveis
Se o trajeto escolhido pelo peregrino for por estradas vicinais, pode contar com a infraestrutura de pousadas e restaurantes, como o Rancho Recanto das Cachoeiras, onde é calorosamente recebido pelo casal Rita de Cássio e Valdinei Diaz de Pádua, com refeições e lanches caseiros deliciosos.
Lá encontramos e conversamos com Roberto de Souza, para quem a peregrinação é um momento de reflexão sobre diversas coisas, mas principalmente a vida pessoal e espiritual.
“Já era algo que eu tentava há muito tempo, mas nunca tinha oportunidade. É um momento de grande reflexão, não só na vida pessoal, mas na vida espiritual. Minha meta é chegar até o final. Fácil não é, mas acho a experiência necessária e que levarei para a vida toda”, explica o peregrino.
No centro da cidade, localizada na Praça Doutor Alcides Mosconi, está a Igreja Matriz de São Sebastião. Considerada um dos símbolos do município, começou a ser construída no ano de 1914 e foi finalizada em 1941.
No seu interior, pinturas feitas por artistas brasileiros que representam grandes momentos da Bíblia. Muito querido por todos os habitantes, o Cônego Simão Cirineo é o atual responsável pela matriz e mais 34 capelas na cidade de Andradas.
“Essa é uma cidade acolhedora, com paroquianos bem atuantes, por isso consigo cuidar de tantas outras comunidades. A festa do padroeiro, maior evento da cidade, recebe visitantes de vários lugares e é a ocasião em que se pode testemunhar a união do nosso povo. Juntos, todos os anos, realizamos uma linda festa. Espero por vocês na próxima, dia 20 de janeiro”, convida o simpático Cônego Simão.
Durante a nossa visita á cidade, a nossa diretora de Redação, Lígia Alem Marcondes, entrevistou o Secretário de turismo de Andradas e o Diretor Executivo da Acira. Confira no vídeo.