Início Cultural Céus abertos para o turismo em Andradas

Céus abertos para o turismo em Andradas

809
0
COMPARTILHAR

O turismo em Andradas está em expansão. A cidade está se preparando para alçar novos voos. Nesse momento em que o turismo está em evidência no país, o município se empenha em abrir portas para que os profissionais do segmento possam colocar o destino nas prateleiras das agências de viagem.

Céus abertos para o turismo em Andradas
Vista de Andradas

Andradas tem capacidade de reunir e agradar públicos de diversas idades e estilos. Além de ser reconhecida como a Terra do Vinho – o turismo em Andradas é reconhecido por receber centenas de interessados nesse tema, a cidade conta também com a presença dos apaixonados por aventura e experiências espirituais.

Turismo e Andradas também é Aventura

O município de Andradas é cercado por belezas únicas. São montanhas, rios, mata nativa e dezenas de cachoeiras, sendo várias ainda inexploradas. Com tantas opções são muitos os turistas que buscam o ecoturismo na região.

A Pedra do Elefante, que tem esse nome por sua aparência lembrar um elefante de perfil, pode ser vista de vários pontos de Andradas. Famosa entre os adeptos do Trekking – atividade física ou aeróbica que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais buscando maior contato com a natureza – e Escalada.

Com 1.327m de altitude, em meio a natureza preservada, a Pedra do elefante é considerada o cartão postal do município. Na cidade estão ainda a Pedra do Pântano, ideal para quem gosta de praticar Rapel, e a Pedra da Cruz que em seu trajeto conta com cachoeiras e córregos, além da floresta.

Céus abertos para o turismo em Andradas
Vista do pico

O Pico do Gavião é sem dúvida o mais procurado. Localizado a 1.663m acima do nível do mar, é reconhecido mundialmente por ser o lugar perfeito para a prática do voo livre.

Com infraestrutura completa gerenciada pela Fly Brasil, escola de parapente proprietária da área e sediada no topo do pico, oferece aos visitantes a experiência de voo, além de cursos avançados e básicos, lanchonete, estacionamento, banheiros, área infantil e loja com o que há de mais novo no mercado mundial de equipamentos para voo livre.

São doze rampas de decolagem que se dividem por pontos diferentes do pico. O local recebe competições anuais que contam com a participação de brasileiros e estrangeiros apaixonados pelo esporte.

Para chegar ao Pico do Gavião as opções são ir por Andradas, que conta com um percurso de 25km ou via Águas da Prata 17km. A estrada é pavimentada e com qualquer veículo é possível fazer o trajeto.

Céus abertos para o turismo em Andradas
Riger Copechi, Felipe Dias, Dhan Anderson, Davi Pereira equipe Unidos da trilha. Na ocasião revelaram que iam fazer o caminho da fé de bicicleta

A vista panorâmica faz com que a visita ao Pico seja obrigatória e convida praticantes de outro esporte, o ciclismo. Em grupo ou sozinhos, é comum ver na estrada pessoas pedalando sem se abater com as montanhas íngremes. Para muitos é um momento de se superar e quebrar limites até então desconhecidos.

Peregrinação

Quando o assunto é superação, não se pode deixar de mencionar os peregrinos. Andradas é uma das cidades que possui localização privilegiada e recebe diversos participantes de rotas de peregrinação como a Rota das Capelas e a Rota dos Peregrinos (Caminho da Fé), que liga as cidades de Tambaú a Aparecida do Norte (SP).

Céus abertos para o turismo em Andradas
Rita de Cássio, Vinícios Giolo, Roberto de Souza, Valdinei Diaz, Paulo Roberto de Galvão, José Antônio Stivanin

Distribuídos em diversos pontos da cidade estão os estabelecimentos que “cadastrados” nos roteiros de peregrinação. Ali os peregrinos podem parar e carimbar o seu ‘Passaporte da Fé’ – o carimbo oficial é a `prova de que ele passou pela cidade e por aquele local.

Um desses pontos é o Andradas Palace Hotel, localizado no centro da cidade, o hotel está passando por diversas reformas e modernização. Ideal para hóspedes corporativos, de férias ou em peregrinação, o café da manhã está incluso nas diárias e o visitante tem a comodidade de farmácias, restaurantes e lojas ao lado do hotel.

Trilhas alternativas e imperdíveis

Se o trajeto escolhido pelo peregrino for por estradas vicinais, pode contar com a infraestrutura de pousadas e restaurantes, como o Rancho Recanto das Cachoeiras, onde é calorosamente recebido pelo casal Rita de Cássio e Valdinei Diaz de Pádua, com refeições e lanches caseiros deliciosos.

Céus abertos para o turismo em Andradas
Cachoeira localizada a poucos metros da Lanchonete Rancho das Cachoeiras

Lá encontramos e conversamos com Roberto de Souza, para quem a peregrinação é um momento de reflexão sobre diversas coisas, mas principalmente a vida pessoal e espiritual.

“Já era algo que eu tentava há muito tempo, mas nunca tinha oportunidade. É um momento de grande reflexão, não só na vida pessoal, mas na vida espiritual. Minha meta é chegar até o final. Fácil não é, mas acho a experiência necessária e que levarei para a vida toda”, explica o peregrino.

No centro da cidade, localizada na Praça Doutor Alcides Mosconi, está a Igreja Matriz de São Sebastião. Considerada um dos símbolos do município, começou a ser construída no ano de 1914 e foi finalizada em 1941.

No seu interior, pinturas feitas por artistas brasileiros que representam grandes momentos da Bíblia. Muito querido por todos os habitantes, o Cônego Simão Cirineo é o atual responsável pela matriz e mais 34 capelas na cidade de Andradas.

“Essa é uma cidade acolhedora, com paroquianos bem atuantes, por isso consigo cuidar de tantas outras comunidades. A festa do padroeiro, maior evento da cidade, recebe visitantes de vários lugares e é a ocasião em que se pode testemunhar a união do nosso povo. Juntos, todos os anos, realizamos uma linda festa. Espero por vocês na próxima, dia 20 de janeiro”, convida o simpático Cônego Simão.

Céus abertos para o turismo em Andradas
Cônego Simão Sirineo, responsável pela Igreja Matriz e mais 34 capelas

Durante a nossa visita á cidade, a nossa diretora de Redação, Lígia Alem Marcondes, entrevistou o Secretário de turismo de Andradas e o Diretor Executivo da Acira. Confira no vídeo.

 

Leia também União e diversidade são os ingredientes do sucesso de Andradas

Deixe uma resposta