Início Especial Covid-19 Atrações culturais no Chile oferecem conteúdo on-line durante isolamento social

Atrações culturais no Chile oferecem conteúdo on-line durante isolamento social

341
0
COMPARTILHAR

Em tempos marcados por quarentena e isolamento social, diversos museus, centros de arte e outras entidades de cultura e turismo mundo afora têm aberto gratuitamente ao público seus acervos digitais. E no Chile não é diferente.

Inúmeras iniciativas de lazer virtual no país podem ser aproveitadas para distrair as milhares de pessoas em isolamento. Isso inclui uma visita ao acervo digital do Museu Nacional de Belas Artes, o mais importante especializado em artes visuais no Chile; peças de teatro gratuitas on-line da entidade Mil Foundation; e até uma visita virtual a observatórios astronômicos chilenos, alguns dos mais famosos e renomados do mundo.

Museu Nacional de Belas Artes

Atrações culturais no Chile oferecem conteúdo on-line durante isolamento social

O Museu Nacional de Belas Artes é um dos pilares do desenvolvimento artístico do Chile. É considerado também o mais importante da América Latina.

Seu edifício foi declarado monumento nacional em 1976. O local já recebeu algumas das exposições artísticas mais relevantes do país e da história da arte chilena. Um tour virtual tanto pela coleção permanente quanto por exposições pode ser feito no site do museu, neste link.

Museu Numismático do Banco Central do Chile

O Museu Numismático do Banco Central do Chile tem uma iniciativa curiosa: preservar a exposição pública mais completa de moedas e notas da história do Chile. Sua exposição, disponível em um tour virtual neste link, inclui ainda a história do dinheiro no Chile e no mundo. Na visita, você poderá até mesmo conhecer seus cofres.

Museu Histórico Nacional

Atrações culturais no Chile oferecem conteúdo on-line durante isolamento social

Localizado na Plaza de Armas, no coração de Santiago, o Museu Histórico Nacional reúne, desde sua fundação em 1911, objetos, pinturas e esculturas de figuras ilustres que marcaram diferentes épocas do país. Seu edifício foi construído no início do século XIX e restaurado para abrigar as quase 550 mil peças das coleções do patrimônio histórico.

Durante o isolamento, através deste tour virtual, você pode visitar o edifício histórico e as principais exposições do museu, que, entre outras coisas, conta a história da Independência do Chile.

La Moneda Centro Cultural

O Centro Cultural Palacio de La Moneda é um dos centros culturais mais importantes do país, incluindo exposições artísticas, cinematográficas e teatrais. Sua construção está localizada sob o Palácio Presidencial e possui uma arquitetura e design únicos. Você pode fazer um tour virtual pelo site deles neste link.

Fundação Teatro a Mil

A Fundação Teatro a Mil é uma entidade que promove diversas criações teatrais e organiza, todos os anos, durante os meses de janeiro, o famoso “Teatro a Mil Festival”, que oferece ao público a oportunidade de assistir peças de teatro dos mais diversos tipos, das clássicas às experimentais – boa parte delas de forma gratuita.

A Fundação criou seu próprio canal on-line com uma seleção de importantes peças chilenas, entrevistas e perfis de reconhecidos dramaturgos e atores chilenos, além de uma jornada diversificada pela história do teatro chileno. É uma boa pedida também para enfrentar o isolamento social.

Observatórios Astronômicos

Observatório La Silla, na região de Coquimbo do Chile

Que tal um passeio por alguns dos mais renomados observatórios astronômicos do planeta? Reconhecido globalmente por ter um dos céus mais limpos e puros do mundo, o norte do Chile ostenta nada menos que 40% de toda a infraestrutura para a observação astronômica do mundo.

Alguns destes centros de observação fazem parte do ESO (European Southern Observatory), que disponibiliza em seu site tours virtuais em observatórios astronômicos e planetários no Chile.

Leia também Gol oferece passagens a profissionais de saúde no combate ao Covid-19

Deixe uma resposta