Início Alimentos e Bebidas As influências dos imigrantes na gastronomia mineira

As influências dos imigrantes na gastronomia mineira

340
0
COMPARTILHAR

Para celebrar os 123 anos de Belo Horizonte, profissionais do turismo local promoveram, nos dias 11 e 12 de dezembro, o evento 1,2,3… Beagá. A proposta é valorizar o turismo com foco na cultura gastronômica mineira em Belo Horizonte, enfatizando o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”, conquistado pela cidade em 2019.

Na sexta-feira dia 11, aconteceu a palestra com o tema “Influência dos imigrantes nos 123 anos da história e cultura gastronômica da capital”. Já no dia 12, ocorreu o lançamento oficial do mini-documentário “Nossas influências”.

Para contar a história de imigrantes italianos, árabes, judeus, franceses, africanos entre outros, o documentário nos conduz em uma visita virtual por pontos turísticos, praças, centros comerciais e museus da cidade com a mediação de guias de turismo associados à AGTURB/MG e ao SINGTUR/MG.

Desta forma, o mini-documentário oferece um roteiro turístico focado na arquitetura, no comércio e na vida social da cidade sob a ótica da imigração.

A contribuição da culinária típica dos imigrantes na gastronomia mineira é o tempero principal do filme e do evento 1,2,3.. Beagá.  O tema é discutido em entrevistas com especialistas como Adriano Vilhena, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade SENAC e em depoimentos de descendentes de famílias que fundaram importantes restaurantes da cidade, como o chef Remo Peluso, do Província di Salerno e do Sr. Gaby Madi, proprietário do Vila Árabe.

Há também a gravação de receitas típicas no Província di Salerno e no restaurante Mineirin do Prado com o chef Radwan Homsi, um libanês apaixonado pela culinária mineira.

Um dos principais objetivos do evento foi deixar como legado um novo roteiro de turismo gastronômico após a pandemia do coronavírus. A proposição deste roteiro é uma parceria entre a Belotur e guias de turismo locais e da empresa de transporte especializado, Irmãos Saliba Turismo.

Em atenção às medidas de isolamento social, o evento 1,2,3…Beagá foi totalmente on-line e gratuito. A transmissão da live temática, no dia 11, e o lançamento nacional do mini-documentário, no dia 12, aconteceram pelo canal do youtube da agência de turismo Livre Viagens. 123…Beagá e foram uma realização da agência de Livre Viagens e Turismo e o documentário é uma co-realização d’A Produtora. O evento foi patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e tem o apoio da Frente Mineira da Gastronomia.

Transmissão no canal do youtube: www.youtube.com/livreviagenseturismo

Leia também Santuário do Caraça: imersão na história, cultura, natureza e gastronomia

Deixe uma resposta