Com 65% do território formado por duas Áreas de Proteção Ambiental – APAs, a Ilha de Santo Amaro, localizada na Região da Costa da Mata Atlântica do litoral paulista, mais próximo da capital do Estado, é mais conhecida no mercado bleisure, no Brasil e no exterior, como Estância Balneária de Guarujá.
Além de belezas naturais que conferem ao município a conquista do prêmio Top Destinos Turísticos, na categoria Sol & Praia, também por iniciativa do Guarujá Convention and Visitors Bureau, novos atrativos voltados para a captação de eventos corporativos, esportivos e sociais agora ganham destaque no trade.
“A pandemia C-19 oportunizou meses de planejamento e a execução de ações voltadas à quebra da sazonalidade da demanda. Isso aconteceu por meio da aproximação de empresas privadas, ONGs e da Setur. Juntas, elas atuam #EmbuscadoESG”, resume Lau, Maria Laudenir de Oliveira, presidente do Visite Guarujá.
Patrocínio do 17º LACTE 2022
Latin America Community Travel and Events Experience, seguido da organização de famtours com a participação de sócios e dirigentes de empresas como Tour House, Central de Eventos, Vip Trip e Zuker Eventos, entre outros, exemplificam os investimentos realizados.
“Eles oportunizam destacarmos a qualidade de serviços; da infraestrutura de hospedagem (resorts, hotéis de rede, independentes e pousadas de charme); dos equipamentos e novos atrativos ecoturísticos receptivos disponíveis”, complementa João Carlos Pollak, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Guarujá.
Abertura de visitação à Ilha dos Arvoredos, berço da sustentabilidade, em parceria com o Instituto Nova Maré – INMAR, mais a conquista do prêmio Luz na Educação – LED, lançado pela Rede Globo, em virtude do bem-sucedido programa “Adote uma escola”, sob a gestão da ONG Link Tecnologia Social, complementam o cenário de engajamento do destino Guarujá alinhado aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Trilhas ecológicas; Corredor Ecoturístico; novos mirantes, das Galhetas e das Campinas; opções de esportes radicais, tais como rapel e voo de paramente, Beach Clubs, a exemplo do recém-lançado Praia Verde, nas Pitangueiras; a conquista da bandeira Azul, na praia do Tombo, pelo 12° ano consecutivo – o mais alto reconhecimento ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo, atestada pelo instituto dinamarquês Foundation for Enviromental Education – FEE (Fundação para a Educação Ambiental), entidade credenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Unesco, responsável por avaliar a balneabilidade das praias e marinas espalhadas pelo planeta; assim como a diversidade de passeios náuticos, que incluem visitas guiadas aos mangues, compõem atrativos de valor agregado ao mercado bleisure. A expressão é derivada de Business e Leisure, que significam negócios e lazer, em inglês.
O novo olhar do Visite Guarujá, com foco no ESG, já rendeu para cidade uma valorização de 34% nos imóveis. Isso deverá aumentar com o início das operações do aeroporto local no segundo semestre do próximo ano, já com duas companhias aéreas nacionais confirmando voos.
Mais informações disponíveis no link Eventos do site visiteguaruja.com.br