Início Agências de Viagem e TMCs Viajantes diversificam escolha de destinos no verão

Viajantes diversificam escolha de destinos no verão

148
0
COMPARTILHAR

Com a chegada do verão, é hora de ir para a praia, certo? Depende. Segundo a demanda por viagens registrada nas plataformas do Expedia Group, o litoral recebe sim grande parte da atenção dos viajantes nessa época do ano, mas não está sozinho. Também estão em alta destinos que muitos considerariam menos indicados para o verão.

São Paulo foi a segunda cidade mais procurada

Nas lista dos dez destinos mais procurados entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, quatro são de praia: o Rio de Janeiro é o campeão nacional da demanda por viagens, Salvador (3º destino mais procurado), Fortaleza (4º) e Florianópolis (6º) também estão bem posicionados.

Mas também estão bem ranqueadas opções como Foz do Iguaçu (7º) e Gramado (9º). Capitais sempre muito procuradas, como São Paulo (2º), Curitiba (5º), Brasília (8º) e Belo Horizonte (10º) também figuram entre as dez mais.

Mas, se entre os destinos mais procurados há uma diversidade de climas, o litoral brasileiro mostra sua força quando são consideradas as cidades que mais cresceram entre o verão de 2018 e o de 2019.

Cidades pequenas, mas com uma forte oferta turística, como Guarujá-SP (+150%), Paraty-RJ (+110%) e Balneário Camboriú-SC (+105%) tiveram a demanda por viagens mais que dobrada na mesma comparação.

Paraty teve mais de 100% de aumento na demanda

“Como o país continental que é, o Brasil portanto está repleto de destinos atrativos para viagens em qualquer época do ano. Os viajantes cada vez mais percebem isso. E a oferta hoteleira precisa estar atenta a esses movimentos para, assim, se manter atraente nessas ocasiões diversas”, aponta Raquel Lima, Area Manager do Expedia Group no Brasil. Para 2020, segundo ela, podemos também já observar um comportamento parecido, com ainda outros destinos podendo se destacar.

Pacotes de viagem: mais receita e visitantes internacionais

Com vantagens como a reserva de acomodação e passagem aérea no mesmo espaço, e benefícios como o parcelamento em 12 vezes sem juros e uma noite grátis a cada dez reservadas (no caso do Hotéis.com), os pacotes de viagem são um atrativo à parte para aumentar a receita média dos hotéis.

Quando considerada apenas a demanda por pacotes (hotel + voo), os números mostram que os estabelecimentos ganham mais: a duração média da hospedagem passa de duas para quatro diárias e a participação dos viajantes do exterior sobe de 22% para 54%, na comparação com a demanda apenas por hotéis.

Porto de Galinhas está entre os principais destinos

E, neste caso, os destinos de praia sobressaem: das dez cidades mais procuradas em pacotes de viagem, oito são litorâneas: Rio de Janeiro (1º), Florianópolis (3º), Búzios (4º), Salvador (5º), Fortaleza (6º), Natal (8º), Recife (9º) e Porto de Galinhas (10º) são os destinos mais demandados, deixando assim São Paulo (2º) e Foz do Iguaçu (7º) como as “estranhas no ninho”.

“Como um conjunto de plataformas que reúnem mais de 1,4 milhão de propriedades e mais de 500 companhias aéreas, o Expedia Group quer servir cada vez mais como uma loja integrada com soluções para todas etapas das viagens. Os pacotes são parte importante desse processo, dando maior facilidade para o viajante e receita para os parceiros hoteleiros”, diz Raquel.

Leia também Veja quando é mais barato visitar diferentes destinos pelo-mundo

Deixe uma resposta