Início Alimentos e Bebidas Turquia é o quinto maior produtor de uvas e vinhos

Turquia é o quinto maior produtor de uvas e vinhos

174
0
COMPARTILHAR

A Turquia tem produzido vinhos por mais de sete mil anos, sendo, literalmente, o berço da cultura dessa bebida. As primeiras evidências da Vitis Vinifera estão localizadas no leste da Turquia. O local fica perto da fronteira com o Irã e com a Armênia. Os historiadores acreditam que o cultivo da vinha e a produção do vinho tiveram o seu início na região.

Atualmente, a Turquia ocupa a 5ª posição no ranking de produção de uvas com área de 517 mil hectares. Os dados são da Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Atrás somente dos países Espanha, China, França e Itália. As principais regiões produtoras são Marmara, Aegean, Mediterrâneo e Anatólia.

A última conjuntura vitivinícola regional da organização mostra que a superfície de vinha no mundo está estável nos 7.5 milhões de hectares desde 2008. Cinco países representam 50% deste valor: Espanha (13%), China (11%), França (11%), Itália (9%) e Turquia (6%).

A Turquia tem mais de 1.500 variedades de uvas nomeadas, das quais 800 são geneticamente diferentes. Existem cerca de 30 variedades de uvas de vinho excelentes entre todos estes tipos. As variedades de uvas indígenas na foto abaixo são aquelas que são amplamente utilizadas para produção de vinho.

A Associação de Produtores de Vinho da Turquia afirma que vinhos produzidos na região sul do país são altamente apreciados entre os amantes de vinho que procuram sabores únicos.

A Turquia destina hoje cerca de 30 milhões de metros quadrados para a produção de uvas

As uvas plantadas em uma área de 30 milhões de metros quadrados em Denizli atraem muitos produtores de vinho mundialmente famosos, tendo as uvas Cabernet Sauvignon e Shiraz como os tipos mais favorecidos pelos produtores estrangeiros.

A produção vem da região Aegean, banhada pelo mar Egeu e a mais ocidental região produtora de vinhos na Turquia. Seus vinhedos – responsáveis por mais de 50% da produção de uvas do país –, localizam-se em altitude média de 150 metros sobre nível do mar. Na região, há cerca de 280 e 300 dias de sol por ano.

A qualidade dos vinhos, a capacidade de produção e a aptidão para a exportação estão aumentando ao longo dos anos. Assim como os adeptos mundo a fora.

Orgulhosos de suas variedades de uvas autóctones (ou seja, uvas típicas de suas regiões), alguns produtores turcos estão perseverando para produzir vinhos vibrantes e diferenciados, que contem a história de seu terroir (solo e localidades específicas que produzem vinhos únicos), a partir dessas uvas.

Para os amantes da bebida, passeios nas plantações de uvas e  vinícolas espalhadas pelo país não podem ficar de fora.

Leia também sobre as vinícolas de autor

 

Deixe uma resposta