Início Destaque Turismo religioso movimenta 15 bilhões de reais por ano no país

Turismo religioso movimenta 15 bilhões de reais por ano no país

259
0
COMPARTILHAR

Um relatório recente sobre o Turismo Religioso no Brasil, produzido pelo Sebrae Santa Catarina, revela que o país possui mais de 300 destinos de turismo religioso. Juntos, eles geram mais de 15 milhões de reais em receita com viagens por ano.

Localizada a 188 quilômetros de São Paulo, a cidade de Aparecida do Norte abriga o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira do Brasil

Grande parte dessas atrações são ligadas ao Cristianismo. Mas existem opções para todas as religiões como para budistas, espíritas, candomblé, etc. Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2017, o segmento movimentou cerca de R$ 15 bilhões no país.

Festuris Gramado tem o Espaço Cultural e Religioso desde 2006

O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo apostou neste segmento e criou o Espaço Cultural e Religioso em 2006. A ideia foi fomentar esse nicho de mercado que a cada edição vem registrando crescimento. Neste ano o evento ocorreu de 08 a 11 de novembro, no Serra Park, em Gramado/RS.

“O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo. Por isso, apostamos neste segmento para o FESTURIS. O turismo religioso é uma grande potência e um dos nichos de mercado que mais tem crescido. Além da , os peregrinos que visitam o Brasil encontram belas paisagens e um contexto cultural muito forte. Tivemos ótimos resultados na 30ª edição do FESTURIS”, destacou Eduardo Zorzanello diretor do evento.

Participaram deste espaço na feira em Gramado alguns destinos que apostam no turismo religioso. Entre eles: Santuário de Caravaggio, Paróquia São Pedro, Santuário de Aparecida, Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Santa Maria, Missões e Espaço Pacha-Mama.

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

A fé é a grande motivadora do turismo religioso. Os praticantes conhecidos como peregrinos, geralmente seguem calendários e rotas de cada religião. Além da busca por igrejas, templos, roteiros e monumentos históricos, o turismo religioso movimenta a economia local, como hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de suvenires, entre outros estabelecimentos, principalmente em datas como Páscoa e Natal.

O Turismo Religioso não movimenta somente o turismo nacional. Nos últimos anos o Brasil tem registrado também a presença de peregrinos estrangeiros motivados pelo turismo religioso. Em 2017, foram 30 mil visitantes estrangeiros focados na religiosidade e atrativos do Brasil.

Deixe uma resposta