Início Notícias Três dicas para ter uma equipe mais engajada e produtiva

Três dicas para ter uma equipe mais engajada e produtiva

35
0
COMPARTILHAR

Anos atrás era comum que as empresas pensassem muito mais no lucro, do que na qualidade de vida ou no tipo de gestão oferecida aos seus colaboradores. Porém, recentemente começou-se a falar muito sobre gestão humanizada e mais efetiva que cuida da equipe para que ela seja mais produtiva e consiga produzir com qualidade. A pandemia também foi um fator que exigiu muito das lideranças, principalmente das empresas que aderiram ao home office.

Thiago Coutinho, fundador e CEO do Grupo Voitto, implementou o modelo de home office devido à pandemia do coronavírus e nesse mesmo período conseguiu dobrar o quadro de funcionários, que agora estão em diversos estados do país.

“Vamos seguir no modelo home office, apenas equipes muito estratégicas e que realmente precisam vir ao escritório terão o modelo híbrido. Tudo tem funcionado muito bem e nossa equipe está até mais produtiva e engajada”, afirma Coutinho.

O CEO também compartilha algumas dicas para implementar uma gestão mais humana e que engaje o time. “É importante, antes de dar qualquer dica, falar que se a empresa não estiver bem estruturada e com valores bem definidos, dificilmente a gestão vai ser efetiva. É um ciclo, que para funcionar bem no final, precisa começar bem”, comenta Thiago.

A seguir, três dicas que Coutinho aplica há 14 anos dentro do grupo que comanda

Ouça o time: Para fazer uma boa gestão é importante saber ouvir, porque quem vai dizer o que está funcionando ou não dentro dos processos da empresa é quem atual ali no operacional. Reuniões mensais podem ser um bom caminho para avaliar o que está dando certo.

Reconheça os bons resultados: É importante dar feedbacks quando os resultados não são atingidos, mas, mais do que isso, é fundamental reconhecer o trabalho bem feito. As pessoas precisam sentir segurança no trabalho que produzem, para seguirem engajadas e empenhadas.

Esteja aberto às mudanças: A pandemia mostrou que muitas vezes a rotina da empresa (e nesse caso do mundo) pode mudar muito rápido e de forma bem radical. Por isso, estar aberto a mudanças e adaptações é importante, inclusive para tranquilizar e acolher os colaboradores.

Além disso, é fundamental oferecer bons benefícios e salários compatíveis com o mercado, para não correr o risco de perder excelentes profissionais para a concorrência, por exemplo.

O Grupo Voitto é formado pela escola de negócios Voitto e a PocketBook4You, um site com resumos de grandes obras literárias de diversas editorias, desde empreendedorismo e negócios à motivação e inspiração. Thiago afirma que só foi possível ter esse desenvolvimento por ter uma equipe engajada e que acredita nos negócios.

“Sozinho eu não teria chegado nem perto dessas conquistas todas. Por isso, sei da importância de valorizar uma equipe produtiva e o quanto isso é fundamental para que o negócio flua.” finaliza o CEO.

Leia também Como melhorar a comunicação interna da empresa

Deixe uma resposta