Início Entidades de Classe Setor hoteleiro nacional atinge bons índices de ocupação no feriado da Proclamação...

Setor hoteleiro nacional atinge bons índices de ocupação no feriado da Proclamação da República

243
0
COMPARTILHAR

Levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional mostra bons índices de ocupação hoteleira em todo o país durante o feriado da Proclamação da República.

– O processo de retomada está consolidado e agora portanto precisamos focar em melhorar o ambiente de negócios e estabelecermos metas que avancem para além dos índices de três anos atrás – afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.

Na região Sudeste, no Rio de Janeiro, a capital fluminense atingiu quase 90%. No interior e no litoral alguns destinos chegam a 90% de ocupação.

Na cidade de São Paulo, estimulada pelo evento de Fórmula 1 no dia 13 de novembro, a ocupação no feriado da Proclamação da República fica entre 90% e 100%. Já no interior, os meios de hospedagens com foco no corporativo alcançam entre 30% a 40%. Já aqueles voltados ao lazer em torno de 70% a 80%. No litoral paulista a ocupação varia de 50% a 60%.

Em Minas Gerais, as cidades históricas alcançaram cerca de 90%, enquanto a capital, Belo Horizonte, 60%.

Já no Espírito Santo, a ocupação dos hotéis fica em torno de 70%, com destaque para a cidade de Guarapari, com números acima de 80%.

No Nordeste, Bahia e Paraíba a ocupação fica em torno de 78%. Eles são seguidos de perto por Sergipe (76%), Rio Grande do Norte (72%) e Alagoas (69%). No Ceará, a ocupação hoteleira ficou com uma média de 60%. Em Pernambuco, chega a 75%

Na região Sul, o Paraná apresenta índices acima de 80%, com destaque para Foz do Iguaçú, com taxa média de 88%.

Santa Catarina também a ocupação gira entre 80% e 90%, com a capital, Florianópolis, chegando a 100%.

No Rio Grande do Sul, o destaque é Gramado (82%), Bento Gonçalves (70%), principalmente na região dos vinhedos, e Capão da Canoa, onde a ocupação é total da maioria dos 120 hotéis da região.

Na região Norte, Rio Branco, no Acre, atinge cerca de 60%, seguido de Tocantins, com 45%, e Belém, que tem uma média de ocupação em torno de 40%, principalmente nos hotéis de praia.

No Centro-Oeste, Mato Grosso chega a 60% de ocupação dos leitos, mesmo número que atingiu o estado de Goiás, com destaque para Rio Quente que pode chegar a 100%.

O Distrito Federal, com 47%, completa assim o cenário da região.

Leia também artigo de Manoel LInhares, presidente da ABIH Nacional: Dia do hoteleiro: setor consolida retomada