Início Em Destaque Setor de turismo celebra 54 anos da Embratur

Setor de turismo celebra 54 anos da Embratur

315
0
COMPARTILHAR

No final da tarde do dia 17 de novembro, em cerimônia concorrida no Palácio Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michele Bolsonaro, do chefe da Casa Civil, general Braga Neto, do presidente da Embratur, Gílson Machado e do presidente dos Correios, General Floriano Peixoto, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo comemorou seus 54 anos, com lançamento de um selo postal personalizado e um carimbo comemorativo da data.

Agradecendo a presença da cúpula do governo federal e dos ministros das Comunicações, Fábio Faria, da Cidadania, Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, da Educação, Milton Ribeiro, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, além de seis congressistas, Gilson Machado Neto, abriu sua fala destacando a presença do diretor-geral da OMT, Zurab Pololikashvili e seu encontro no dia anterior com o Presidente da República.

Setor de turismo celebra 54 anos da Embratur
Gílson Machado, presidente da Embratur, durante seu discurso no evento

“Na imprensa em geral não se falou nisso, mas a maior autoridade de turismo do mundo está no Brasil e se disse encantado com o que viu em nosso país e anunciou ter escolhido o Brasil para receber um dos quatro escritórios no mundo da Organização Mundial do Turismo (OMT). O escritório da organização no Brasil será o primeiro na América Latina e terá como objetivo principal desenvolver o turismo no continente”, disse Gilson Machado citando o Rio de Janeiro, Brasília e Manaus como possíveis sedes para o escritório da OMT.

Ainda de acordo com o presidente da Embratur, o Brasil tem muitos desafios e entraves, mas tem no turismo um enorme potencial econômico, que pode se tornar do tamanho do agronegócio.

“Quero dar boas noticias. O Brasil é o país com o maior potencial no período pós pandemia e, de acordo com ministério do Turismo, já temos 88% do fluxo de turistas internos recuperados. As cias aéreas já voltaram com cerca de 80% de suas operações e, na segunda-feira, recebi um telefonema do presidente da  Royal Caribbean International dizendo que voltará a operar no Brasil”, afirmou o presidente da Embratur.

Gilson Machado também anunciou uma nova coordenação da Embratur para o Turismo de inclusão, uma vez que esse segmento merece ter programas especiais como acontece no mundo todo.

Entre as autoridades presentes, representando o setor de hotelaria brasileiro, Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, acompanhado do atual presidente da ABIH-DF, Henrique Severian, e de Adriana Pinto, ex-presidente da entidade na capital federal, também prestigiaram o evento.

Setor de turismo celebra 54 anos da Embratur
Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, teve uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, onde discutiram os caminhos do turismo brasileiro nesse momento de retomada

Segundo Linhares, o redirecionamento que o governo do presidente Bolsonaro vem dando à Embratur será fundamental nesse momento da retomada das atividades no setor.

“Conversei pessoalmente com o presidente durante aproximadamente uma hora antes do evento e fiquei muito satisfeito com que ouvi. O presidente Jair Bolsonaro reconhece o potencial do turismo e disse que não medirá esforços para incentivá-lo, principalmente através da Embratur que no seu governo passou a ter sua atuação focada na divulgação de nossos destinos. Parafraseando o presidente da Embratur, acredito que o turismo tem o potencial de contribuir para a economia nacional no mesmo nível, por exemplo, que o agronegócio”, afirmou o presidente da ABIH Nacional.

Leia também Entrevista com Gílson Machado, presidente da Embratur

Deixe uma resposta