Início Destaque Seis praias para curtir o Guarujá

Seis praias para curtir o Guarujá

415
0
COMPARTILHAR

O verão é a época predileta de muitos viajantes. As férias de janeiro muitas vezes nos remetem à praia, sombra e água fresca. Então, bora desbravar o Guarujá, uma das cidades litorâneas mais próximas da capital paulista?

Cheio de praias, atrações turísticas, hospedagens, restaurantes e belíssimas paisagens, o destino reserva inúmeras atividades aos visitantes. Ainda tem dúvidas de que é uma excelente opção para curtir o período? Vem com a gente e descubra um pouco mais sobre as praias do Guarujá.

Praia da Enseada é a mais procurada

Destaque por sua infraestrutura, que leva o título de melhor da cidade, a Praia da Enseada se estende por quase 6 km. Ela é a preferida da maioria dos turistas. Dispõe de diversas barracas e ciclovia, sendo ideal também para a prática de esportes como stand up paddle e caiaque, uma vez que o mar costuma ser bastante tranquilo e propício para banho.

Ali estão muitas opções de restaurantes, bares e locais para visitar. Entre eles, o Acqua Mundo – um dos maiores aquários da América do Sul –, o Morro da Campina e o Mirante Morro do Maluf, de onde é possível ter uma vista incrível.

Praia das Astúrias é boa opção para famílias

A Praia das Astúrias é famosa por seu calçadão animado. É a escolha de muitas famílias com crianças por oferecer águas tranquilas, areias brancas e muitas alternativas para uma estada confortável. Com pouco mais de mil metros de extensão, sua principal característica são os barcos de pesca que ficam por ali.

É uma região excelente para caminhadas, exercícios, esportes aquáticos e pescarias. E a curtição não acaba após o pôr do sol! O point é bem movimentado durante a noite e, assim como na Enseada, coloca muitos bares e restaurantes à disposição dos visitantes.

Praia do Tombo é a preferida dos surfistas

Foi a única praia do estado paulista a obter a Bandeira Azul, certificado internacional que garante qualidade nos quesitos social, ambiental e econômico. A Praia do Tombo tem aproximadamente 900 metros de extensão. Caracterizada por ondas fortes e mar agitado, é considerada o reduto de muitos surfistas.

Há quiosques espalhados ao longo de toda a sua pequena e encantadora orla. A praia recebe competições internacionais como: Surf Trip SP Contest e Hang Loose Surf Attack.

Praia de Pernambuco e Mar Casado têm boas opções gastronômicas

A pouco mais de 10 km de distância do centro da cidade, a Praia de Pernambuco é também conhecida como Praia do Mar Casado, dependendo do dia e do horário. Isso acontece pois, caso a maré esteja baixa, a faixa de areia que vai até a Ilha do Mar Casado divide o local em dois.

Apesar de bem badalado, o lugar é indicado para relaxar, passar o dia com a família, surfar e passear de caiaque. Com areias finas e ondas de medianas a fortes, a região é recheada de estabelecimentos.

Praia Branca tem acesso por trilha ou barco

Caso adore um estilo mais rústico e queira fugir das praias urbanizadas do Guarujá, a Praia Branca é uma opção. Com campings, vila de pescadores e muita natureza ao redor, ela pode ser acessada por uma trilha bem sinalizada de cerca de 30 minutos. Há também acesso de balsa, a partir de Bertioga.

Quando o assunto é o mar, é importante dizer que existem duas direções. À esquerda, as ondas são mais fortes, recomendadas aos surfistas. Já do lado direito, o mar é mais tranquilo e apto para todos os banhistas. Placas de segurança estão espalhadas pela região para garantir uma viagem ainda mais despreocupada. Além disso, a partir dali existem trilhas até a Praia Preta. Ela é conhecida por suas rochas escuras e mar calmo, e uma cachoeira.

Leia também: Centro de São Paulo é opção de passeio nas férias

Deixe uma resposta